terça-feira, 3 de agosto de 2021

OS EFEITOS DA NATUREZA SOBRE A SAÚDE MENTAL (ECOPSICOLOGIA)

 

https://www.youtube.com/watch?v=fls6lY0Y90U

Para quem deseja experimentar mudanças pessoais. Eu considero esse vídeo do psicólogo clínico Marco Aurélio Bilibio uma espécie de ‘oração’ para a saúde mental.

 

Tom Simões, jornalista, Santos (São Paulo, Brasil), 3 de agosto de 2021

 

NÓS não somos só seres racionais. Nós somos seres da natureza! Você sabia que o contato com árvores e o mar, bem como a prática da meditação, têm efeito antidepressivo? Essas são práticas para as pessoas se afastarem um pouco do excesso de civilização. Com esses hábitos, a tagarelice mental vai diminuindo...

Ecopsicologia: o que nós e o planeta temos em comum? Não há como não refletir profundamente sobre o assunto - uma preciosa aula para ampliar nossa visão, aprofundar a compreensão e imaginar novos destinos para a saúde pública.

Você sabia que existe um ramo da psicologia que se dedica em estabelecer uma relação entre saúde psíquica e contato com a natureza? Trata-se da “ecopsicologia”. Essa área busca evidências científicas de que a proximidade do ser humano com o meio ambiente pode ser uma importante ferramenta para a prevenção e o tratamento de distúrbios psíquicos.

A ecopsicologia abre espaço para o reconhecimento de nossos sentimentos, apreensões, encantamentos, determinados comportamentos, entendimentos e valores associados à natureza. Ao mesmo tempo, reúne informações que provam que saúde mental e contato com a natureza andam juntos.

De acordo com Marco Aurélio Bilibio, a ação devastadora da criatura humana sobre o planeta ameaça a própria vida e revela uma psique em sofrimento. Portanto, a ecopsicologia abre um diálogo com a ecologia, como ciência e como movimento social, gerando insights sobre nossos vínculos psíquicos com a teia da vida.

Aos poucos então, é possível ampliar nossa visão de saúde mental, tornando-a indissociável da saúde do planeta.  Nesse sentido, vem emergindo uma nova linguagem para o entendimento dos sistemas complexos que estão na base da vida.




O livro “A teia da vida”, de Fritjof Capra, é um desafio que, em sua composição, promove perplexidade, indignação, rupturas e mudanças, nos convidando à jornada de um novo processo de desenvolvimento mental flexível. Capra, 1939 (82), é um físico teórico e escritor austríaco que desenvolve um importante trabalho na promoção da educação ecológica. Nessa obra, ele sutilmente demonstra, com argumentação clara e precisa, ser possível olhar, sentir e fazer o mundo de um jeito novo, sob um novo paradigma.

A nova visão de mundo postulada por Capra rompe com a forma de pensar cujo teor é a fragmentação da natureza, do homem, da sociedade, da cultura e da própria ciência, defendendo uma consciência nova direcionada à plenitude humana e pautada nos princípios ecológicos de interdependência, reciclagem, parceria e flexibilidade que podem se manifestar através da ética, da educação e da política, formando uma teia de vida – um jeito de viver e de fazer que respeite a complexidade dos sistemas vivos em sua diversidade, para que haja sustentabilidade.

 

      ·    Imagem do título do artigo: https://pxhere.com/pt/photo/1226728

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.