quarta-feira, 29 de maio de 2013

FALAS DESNECESSÁRIAS

É preciso acionar o sinal de alarme

                                     http://www.diretodaredacao.com/noticia/silencio-e-cidadania

JÁ ESCREVI SOBRE ISSO algumas vezes. É sempre bom insistir na necessidade de reflexão sobre alguns maus hábitos em nossa vida. Blá blá blá!  ... Quem se identifica em ser assim ou em conviver com alguém assim? Tem de haver uma fase na vida em que a pessoa desperte para a necessidade de falar menos. Porque detalhes, muitas vezes desinteressantes, sobre qualquer assunto, são desnecessários e esgotam o ouvinte.

Infelizmente chega-se a evitar algumas pessoas na vida por conta da conversa que nos leva ao limite da tolerância. Só esse tipo de pessoa não percebe o desinteresse do ouvinte. Porque quando se conversa com alguém, há de haver necessariamente um diálogo. O outro precisa estar, de alguma forma, interessado na história, ainda que apenas ouvindo. O ouvinte tem de perguntar, interagir. Tudo isto não significa desrespeitar o próximo na sua necessidade de esmiuçar assuntos que não acrescentam novidade na informação. Porque quando a pessoa já despertou neste sentido, ela fala menos, observando se há ou não o envolvimento do outro em sua narrativa.

Chega alguém e diz: “Fulano, você não sabe o que aconteceu comigo!” O fulano, acostumado com a conhecida introdução das conversas desse alguém, lamenta a cansativa narrativa prestes a ter de ouvir. Às vezes, para falar do simples escorregão que levou na calçada, a história começa com o par de sapatos escolhido: “Era para ter escolhido outro. Mas, sabe, o telefone tocou antes de eu sair e era a vizinha para contar sobre a sua enxaqueca!...” Blá blá blá!...

Muitas vezes, as pessoas não têm com quem falar. Ou então só falam com a própria família, que se entedia com a conversa. “Normalmente, as pessoas que são ou estão chatas não olham para o seu comportamento, não se percebem. Estão tão absorvidas no seu universo, que são incapazes de notar como os outros reagem à sua presença. Algumas frases ouvidas de amigos ou colegas podem ser a dica de que você é ou está se tornando um chato”, diz Celia Lima, psicoterapeuta holística, www.personare.com.br .

Há pessoas, inclusive, dessas que transformam a conversa numa espécie de drama, que só falam sobre elas mesmas. Elas não têm nenhum interesse de saber algo de quem a ‘suporta’. É sempre ela quem precisa desabafar sobre seus desejos, aborrecimentos, preocupações, decepções, insatisfações, fadiga... E quando o outro tenta comentar algo sobre si mesmo, ela não presta atenção; logo que pode, retoma a sua má retórica.

Por essa razão, o ouvinte evita desviar a conversa, sendo normalmente complacente. Sim, porque o indivíduo cansativo escolhe sempre alguém educado e compreensivo para ouvir as histórias sem fim. Mesmo porque muita gente evita encontrar o chato. Quem não convive com um ou mais indivíduos absolutamente insensatos neste particular?

Portanto, leitor, todo cuidado é pouco para evitar que também sejamos considerados chatos. Se é que já não somos. É preciso então se conscientizar e, se necessário, passar a apertar o sinal de alarme. Porque, na velhice, tanto podemos amadurecer nossas virtudes como piorar as chatices, tornando-nos alguém de convívio insuportável. Portanto, pé na tábua na objetividade e pé no breque na falação desnecessária.

No momento em que a pessoa desperta neste sentido, ela se torna mais objetiva. Em um nível mais evoluído, chega a experimentar a prática do silêncio e se sentir feliz com isso.

Em “O poder dos quietos”, Susan Cain faz esta referência a Kamo No Chomei, recluso japonês do século XII: “Apesar de eu não fazer nenhuma tentativa em especial para observar a disciplina do silêncio, viver sozinho me faz automaticamente abster-me dos pecados do discurso”.

“Causam-se mais danos com o falar do que com o silenciar. Pode-se causar danos com ambos. É necessário, pois, usar corretamente tanto o falar como o silenciar. Até se conseguir isso, será melhor evitar palavras desnecessárias. Palavras desnecessárias! Quem de vós poderá julgar se suas palavras são úteis? Cada um as considerará como tais. Sem dúvida, é muito melhor calar-se do que falar em tempo impróprio. Quantas vezes um olhar basta para dar clareza! Guardo tal referência da obra “Zoroaster (Zaratustra), coleção “O mundo do Graal”, que li em 2012.



É preciso mudar...
Imagem: http://www.viverdo.com/como-ser-mais-legal/ 

“Há pessoas que precisam se lamentar constantemente. Contam suas dores com muitos detalhes, falam com minúcias dos problemas familiares, apresentam-se como vítimas da vida e do tempo. Sempre tentei ajudar essas pessoas. Mas percebia que as mudanças, quando aconteciam, eram tímidas e passageiras”, escreve Dalcides Biscalquin em sua obra “Por onde o amor me leva”, que li recentemente.

No entanto, prossegue o autor, tenho analisado o mecanismo e as etapas que as movem. “Por acreditarem não possuir nenhuma característica capaz de atrair os que estão próximos, elas acabam por contar apenas com a possibilidade de que os outros permaneçam junto delas por compaixão.”

Dalcides entende a questão e sua complexidade, mas a considera muito triste. “Triste, sim, porque qualquer solução que seja apresentada ou sugerida a elas não tem o poder de alegrá-las, uma vez que elas se alimentam da tristeza e acreditam que viver das migalhas alheias é o único caminho que lhes resta.”

Entretanto, Dalcides confessa que, mesmo que todos os sinais apontem para determinada direção, ele continua a acreditar no ser humano e na sua capacidade de mudança.

Da minha parte, eu acredito que uma boa prática para pessoas com essas características é desenvolver, por exemplo, o hábito da leitura. O livro é um companheiro e tanto; ele nos leva à autorreflexão e ao conhecimento capaz de mudar a nossa visão do mundo e nos transformar em uma pessoa melhor a cada dia. Outra sugestão é trabalhar voluntariamente para alguma instituição. Certamente, o padrão da conversa será outro. Haverá sempre algo significativo para ser narrado, buscando contribuir para tornar a mente e a atitude das pessoas menos convencional. E então haverá sempre alguém interessado em nos ouvir. Porque, na verdade, em qualquer relação humana, o que vale verdadeiramente é a possibilidade do aprendizado e amadurecimento a dois. Porque, se desejamos realmente mudar, precisamos começar neste instante por encontrar sentido e significado em nossa vida.

Lembrando Abraham Lincoln, “Quando você se tornar alguém que os outros querem por perto, ter-se-á tornado uma pessoa influente”.


______________
Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.