quinta-feira, 12 de setembro de 2019

OS GRANDES PENSADORES DA HUMANIDADE


Tom Simões (*), jornalista, tomsimoes@hotmail.com, setembro 2019




EU VIVO pesquisando os pensamentos desses homens e mulheres extraordinários que influenciaram a nossa forma de ver e estar no mundo, com um amor pela sabedoria experimentado apenas por seres humanos conscientes de sua própria ignorância. Os grandes pensadores estudaram, pensaram e escreveram sobre os temas essenciais com os quais ainda lidamos no mundo contemporâneo.

Ensinamentos enriquecedores para os que buscam, de fato, compreender o seu próprio Ser. Eu tenho sede de conhecimento útil. A minha aspiração é estimular o leitor a transcender o pensar linear, quase automático, limitado pelos condicionamentos, para alçar voo na direção de um pensar mais vasto e mais alto.

Para os que fazem trabalho interior sério, há um refinamento do nível ordinário da consciência, conduzindo-a a uma crescente ampliação, elevando-a, dessa forma, a um patamar muito superior ao do nível comum da humanidade.





Para os gregos, atingia a felicidade aquele ser provido de sabedoria. É preciso usar a nossa racionalidade para nos sentirmos menos angustiados. A ponte é a filosofia, com a qual podemos nos salvar dos medos e das angústias. Enfrentar as ilusões, as mentiras que contamos a nós mesmos, enfrentar o vazio com a coragem e a racionalidade. Para sairmos mais fortes!

Eu não sou sábio, porque ainda sofro. As ideias dos grandes Pensadores podem nos ajudar a enfrentar os vazios existenciais e a encontrar muitas respostas.

Voltaire, escritor e filósofo iluminista francês, sintetiza muito bem essa história toda: “Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males”.


***

Um comentário:

  1. Muito Obrigado, prof. Claudio! Estamos juntos nessa missão de compartilhar o conhecimento. Você também tem um expressivo trabalho nessa área. O conhecimento gera reflexão, cria uma nova visão e, por consequência, novas atitudes. E isso sim pode mudar uma vida!

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.