quarta-feira, 4 de setembro de 2019

LER LIVROS FAZ-NOS CRESCER, PARA NÃO PERMANECERMOS ORDINÁRIOS

Tom Simões, jornalista, autor de ‘Deus Abençoe’, http://www.tomsimoes.com/2019/06/deus-abencoe-religiosidade-do-ponto-de.html#more, tomsimoes@hotmail.com, setembro 2019





ALGUÉM disse que poucas coisas são tão boas na vida como ler um livro. Se pararmos para pensar, estamos lendo o tempo todo, só que agora na tela do celular, o dia inteiro, mas muito mais para se inteirar com as trivialidades da vida. Adquirir informação é produtivo, mas a leitura para além das redes sociais pode fazer toda diferença na vida de uma pessoa. Ler faz-nos crescer. Ler é para não permanecermos ordinários, incapazes de desenvolver um arrazoado. Ler contribui para pessoas pararem com essa chatice de dizer coisas vazias, sem conteúdo; essa coisa de descrever repetidamente os próprios dramas particulares e os dos outros. E parar com essa mania de fazer de si mesmo dono da verdade. Porque ler dá asas ao pensamento produtivo. Porque ler possibilita novas formas de ver o mundo e interpretá-lo objetiva ou poeticamente. Porque quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais rico do que quem não tem esse hábito. Ler livros. Não apenas jornais e revistas; porque jornais e revistas são leituras informativas, registrando os acontecimentos do cotidiano. Ler livros é fundamental, porque a literatura recria a realidade e é um mundo à parte. Porque o livro representa o pensamento humano. E sobretudo porque, de acordo com um estudo britânico da Universidade de Sussex, no Reino Unido, apenas seis minutos de leitura diária silenciosa são suficientes para reduzir a frequência cardíaca e aliviar a tensão muscular. Quanto benefício traz a leitura! Pobre de quem não lê!





Como escreve sabiamente Fernando Pessoa, “A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta”. E Bill Gates: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”.

Cada vez que lemos, relacionamos a leitura com nossas experiências e conhecimentos. Cada vez que lemos, temos a possibilidade de guardar o conhecimento e transmiti-lo a outras pessoas.

Mamães e papais: estimulem o hábito da leitura em suas crianças, mesmo antes do processo de alfabetização. Dê-lhes livros de presente, sempre! E leiam para elas, abraçados com elas, envolvidos de verdade no universo da literatura infantil. Bons hábitos se formam desde muito cedo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.