sexta-feira, 18 de maio de 2018

Francis Bacon, 1561-1626


Filósofo, ensaísta e político inglês. Sua educação orientou-se para a vida política, na qual alcançou posições elevadas. Foi importante na formulação de teorias que fundamentaram a ciência moderna.
De acordo com https://www.ebiografia.com/francis_bacon/, Bacon influenciou a psicologia ao argumentar que todas as ideias são   produto da sensação e da reflexão. Contestou a afirmação medieval de que a verdade poderia ser elucidada através de pouca observação e muito raciocínio.



Na política, foi “acusado de corrupção pela Casa dos Comuns, sendo  condenado ao pagamento de pesada multa e proibido de exercer cargos públicos”, conforme lê-se em https://educacao.uol.com.br/biografias/francis-bacon.htm Embora Bacon não tenha realizado nenhum progresso nas ciências naturais, foi o autor do primeiro esboço racional de uma metodologia científica.

Para o filósofo, segundo https://netnature.wordpress.com/2018/01/08/francis-bacon-e-seu-metodo-cientifico/, a ciência era como um salto dado pelas invenções que poderiam superar e reduzir nossas necessidades e misérias. Acertou em partes!
“Enquanto Aristóteles não via a necessidade de experimentações (ou as deixava em segundo plano) e Platão acreditava que as verdades seriam alcançadas quando um número de homens suficientemente intelectuais as estruturavam depois de muitas discussões, Bacon os criticou justamente porque não faziam uso dos experimentos, processo na qual estariam as provas do mundo real.
Por essa razão, Bacon é chamado de ‘pai do empirismo’. Seus trabalhos defendiam a possibilidade do conhecimento científico baseado apenas no raciocínio indutivo e na observação cuidadosa dos eventos na natureza.”      
           









“A CONSCIÊNCIA é a estrutura das virtudes.”





“UM pouco de filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a à religião.”





“NÃO há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.”




A COMPREENSÃO humana não é um exame desinteressado, mas recebe infusões da vontade e dos afetos; disso se originam ciências que podem ser chamadas ‘ciências conforme a nossa vontade’. Pois um homem acredita mais facilmente no que gostaria que fosse verdade. Assim, ele rejeita coisas difíceis pela impaciência de pesquisar; coisas sensatas, porque diminuem a esperança; as coisas mais profundas da natureza, por superstição; a luz da experiência, por arrogância e orgulho; coisas que não são comumente aceitas, por deferência à opinião do vulgo. Em suma, inúmeras são as maneiras, e às vezes imperceptíveis, pelas quais os afetos colorem e contaminam o entendimento.”









“A LEITURA traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita precisão.”





“EM geral, na natureza humana existe mais tolice do que sabedoria.”





“GOSTARIA de viver para estudar e não de estudar para viver.”





“HÁ livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir.”






“O FUTURO do homem está oculto no seu saber.”






COMO se a multidão ou os mais sábios em nome da multidão não estivessem prontos a dar passagem muito mais àquilo que é popular e superficial do que ao que é substancial e profundo; pois a verdade é que o tempo parece ter a natureza de um rio ou correnteza, que carrega até nós tudo o que é leve e inflado, mas afunda e afoga tudo aquilo que tem peso e solidez.”






SEMPRE se admitiu que a poesia participava do divino porque eleva e arma o espírito submetendo a aparência das coisas aos desejos da alma, enquanto a razão constrange e submete o espírito à natureza das coisas.”






“O MÉDICO deve acalmar os sofrimentos e as dores não apenas quando este alívio possa trazer cura, mas também quando pode servir para procurar uma morte doce e tranquila.”






“PARA que a luz brilhe tão intensamente, a escuridão tem de estar presente.”


 


“OS JOVENS estão mais aptos a inventar que a julgar; mais aptos a executar que a aconselhar; mais aptos a tomar a iniciativa que a gerir.”





“TRISTE não é mudar de ideia. Triste é não ter ideias para mudar.”





“É UM estranho desejo, desejar o poder e perder a liberdade.”






“A BAIXEZA mais vergonhosa é a adulação.”





“O DINHEIRO é como o adubo, não é bom se não for distribuído.”



  

MAS os homens devem saber que só Deus e os anjos podem ser espectadores do teatro da vida humana.
Na caridade não há excessos.”






“UMA coisa é certa: o homem que planeja vingança procura manter suas chagas abertas, caso contrário elas podem sarar, e ele desistir.”






“A VINGANÇA nos torna igual ao inimigo; o perdão nos torna superiores a ele.”


***



Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.