quinta-feira, 17 de maio de 2018

Franz Kafka: 1883-1924


Um dos principais escritores ficcionais de língua alemã, Franz Kafka nasceu na cidade de Praga, nessa época integrante do império austro-húngaro, atualmente conhecido como República Tcheca, no seio de uma família de classe média judia. Considerado um dos principais escritores de literatura moderna e um dos mais influentes do século XX, sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem.




Lê-se em http://almanaque.folha.uol.com.br/kafka.htm que suas obras também conseguem formalizar e abrigar leituras totalmente relacionadas com a condição do ser humano moderno. O olhar kafkiano é direcionado para coisas como a opressão burocrática das instituições, a ‘justiça’ e a fragilidade do homem comum frente a problemas cotidianos.
“Durante sua vida, Kafka nunca conseguiu atingir grande fama com seus livros, porém, algum tempo depois de sua morte, no dia 3 de junho de 1924, em um sanatório perto de Viena, onde internara-se por causa de uma tuberculose, sua obra literária atingiria enorme influência sobre as pessoas, passando a ser cultuada por leitores de quase todo o planeta.”

"Albert Camus, Gabriel García Márquez e Jean-Paul Sartre estão entre os escritores influenciados pela obra de Kafka. O termo ‘kafkiano’ popularizou-se em português como algo complicado, labiríntico e surreal, como as situações encontradas em sua obra", cita http://blog.estantevirtual.com.br/2016/06/03/livros-e-curiosidades-de-franz-kafka/







“MEU medo é minha essência, e, provavelmente, é a melhor parte de mim.”



“TODOS os erros humanos são impaciência, uma interrupção prematura de um trabalho metódico.”



“PARA alcançar a sabedoria basta: escutar, estar tranquilo, silencioso e solitário. Livremente, o mundo se oferecerá a você sem máscara, sem escolha, se abrirá em êxtase a seus pés.”




“A PARTIR de certo ponto não há retorno. Esse é o ponto que é preciso alcançar.”




Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós
“É BOM quando nossa consciência sofre grandes ferimentos, pois isso a torna mais sensível a cada estímulo. Penso que devemos ler apenas livros que nos ferem, que nos afligem. Se o livro que estamos lendo não nos desperta como um soco no crânio, por que perder tempo lendo-o? Para que ele nos torne felizes, como você diz? Oh Deus, nós seríamos felizes do mesmo modo se esses livros não existissem. Livros que nos fazem felizes poderíamos escrever nós mesmos num piscar de olhos. Precisamos de livros que nos atinjam como a mais dolorosa desventura, que nos assolem profundamente – como a morte de alguém que amávamos mais do que a nós mesmos –, que nos façam sentir que fomos banidos para o ermo, para longe de qualquer presença humana – como um suicídio. Um livro deve ser um machado para o mar congelado que há dentro de nós.”




PORQUE escrever significa revelar-se em excesso, a máxima revelação e entrega de si mesmo, na qual um ser humano, ao estar envolvido com outros, sentiria estar perdendo-se de si, e da qual, assim, ele sempre irá recuar enquanto estiver em seu juízo perfeito. É por isso que nunca se está sozinho o suficiente quando se escreve, nunca haverá silêncio o suficiente quando se escreve, nem a noite é noite o bastante.”




“O COTIDIANO em si já é maravilhoso. Eu não faço nada mais do que registrá-lo.”



“O VAZIO que a genialidade produz a nossa volta é um bom lugar para acendermos nossa pequena luz.”



“O POSSUIR não existe, existe somente o ser: esse ser que aspira até ao último alento, até à asfixia.”



“MESMO no caso de a esperança ser muito pequena, não tenho o direito de não usar as minhas possibilidades.”



“VOCÊ não sabe a energia que reside no silêncio.”



Não é necessário sair de casa.
Permaneça em sua mesa e ouça.
Não apenas ouça, mas espere.
Não apenas espere, mas fique sozinho em silêncio.
Então o mundo se apresentará desmascarado.
Em êxtase, se dobrará sobre os seus pés.”







“SÓ PODIA encontrar a felicidade se conseguisse subverter o mundo para o fazer entrar no verdadeiro, no puro, no imutável.”
 


DE alguma forma eu lutava contra sensações que continham pura abstração e nenhum gesto dirigido ao mundo atual.”



“ENTRE muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. Sozinho não o podia fazer.”



  


“OS BONS vão ao passo certo;
os outros ignorando-os inteiramente,
dançam à volta deles a coreografia da hora que passa.”



“SE estou condenado, não estou somente condenado à morte, mas também a defender-me até a morte.”




“A VERDADE é tudo aquilo que o homem precisa para viver, não pode ganhar nem comprar dos outros. Todo homem deve produzi-la sempre no seu íntimo, se não ele se arruína. Viver sem a verdade é impossível, mas não exagere o culto da verdade. Não há um único homem no mundo, que não tenha mentido muitas vezes e com razão.”



(Embora resenhada e comentada inúmeras vezes pelas mais diversas pessoas, a obra A Metamorfose, de Franz Kafka, sempre deixa novas impressões e reflexões aos seus leitores.) 





“GERALMENTE é mais seguro estar acorrentado do que ser livre.”



“NENHUM de nós tem que seguir a direção do vento, por isso existem as velas nos barcos. É a forma como nós posicionamos a vela que faz com que o mesmo vento nos leve a lugares diferentes. Por isso o Homem criou a vela, para que os desbravadores possam seguir em direção contrária do vento.”



NADA mais envelhece do que um circuito mental que se baseia em atitudes como: suspeitar de que os outros pensam mal de nós, querem nos enganar ou não nos valorizam como merecemos. Fazer previsões negativas de fatos que ainda não ocorreram. Ter expectativas exageradas a respeito do que o mundo e as pessoas que o habitam têm a nos oferecer.”






NÃO se pode captar Deus a não ser pessoalmente. Cada homem tem sua vida e seu Deus. Seu advogado e seu juiz. Sacerdotes e ritos não passam de muletas paliativas de paralisia de uma alma cada vez mais incapaz de viver e experimentar.”



“NÃO se curve, não dilua nada; não tente tornar lógico; não edite sua alma de acordo com a moda. Pelo contrário, siga implacavelmente suas obsessões mais intensas.”



“CUMPRO com meus deveres, mas não com minhas obrigações íntimas – e cada obrigação íntima não cumprida se transforma em uma infelicidade duradoura.”


***
  
Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.





Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.