terça-feira, 17 de maio de 2011

DOMÍNIO DA MENTE. É PRECISO REFLETIR SOBRE TUDO ISTO

Imagem: www.roteiroromanceado.com
Alguns “intelectuais” costumam desmerecer chamadas dessa natureza. “Isso é autoajuda, não leio esse tipo de coisa”, comentam. Porém, sabe-se que alguns deles possuem uma cultura extraordinária, mas são pessoas pouco humildes que nada fazem para mudar o comportamento.  Acham-se normais. Só que, não raramente, ao se reportarem à autoajuda deixam estampado algo de arrogante, irônico e insensato.
O que esses críticos desprezam é que no universo editorial há espaço para todos os gostos de leitura. E que bom quando pessoas despertam para o hábito de ler, o que nos compete incentivar, respeitando a sua opção. Triste é pensar no que a maioria das pessoas perde na vida por não valorizar a leitura. Inclusive com livros de autoajuda.
É indiscutível que há obras encaixadas nessa categoria com diferentes níveis de qualidade. Triar é preciso. Porém, importa o que leituras dessa natureza podem representar em termos de ampliar a visão que o leitor tem de sua própria vida e, consequentemente, de também se capacitar para melhorar a vida de outras pessoas.
Hoje, obras de filosofia e psicologia atraem-me mais. Não raramente, algumas dessas obras poderiam ser classificadas como de “autoajuda”, pois além da profundidade de tratamento de alguns temas, elas levam à autorreflexão e à mudança positiva de comportamento.
Sabedoria tem a ver com entendimento, não com acúmulo de informações, escreve Karen Armstrong em sua obra “Em defesa de Deus” (Companhia das Letras), que leio atualmente. Ela conta que até para o filósofo Aristóteles, a filosofia deve ser vista como um estilo de vida transformador, não como um sistema puramente teórico. E também que a filosofia helenística dedicou-se basicamente a cultivar a paz interior.
Eu imagino como a sociedade poderia se beneficiar se as telenovelas brasileiras, que considero uma espécie de droga que vicia, experimentassem abordar em suas tramas alguns produtivos conteúdos de “autoajuda”, criando oportunidades de levar sutilmente telespectadores à autorreflexão, influenciando positivamente a sua maneira de pensar e agir.
SEJAMOS HUMILDES PARA RECONHECER...
“Existe só uma coisa sobre a qual temos domínio absoluto. A nossa mente. Nós podemos não ser capazes de controlar o tempo, o trânsito ou o humor das pessoas à nossa volta. Mas certamente podemos controlar nossa atitude em relação a esses eventos. Todos nós temos o poder de determinar o que vamos pensar, em qualquer momento. O que realmente separa as pessoas que são normalmente bem-humoradas e otimistas daquelas que estão sempre deprimidas é como as circunstâncias da vida são interpretadas e processadas”, escreve Robin Sharma na obra “O monge que vendeu sua Ferrari”, que acabo de ler. Aliás, uma boa sugestão para presentear alguém que aprecia a leitura e investe em sua qualidade de vida.
Vou citar aqui trechos do capítulo 7, “Um jardim extraordinário”, que leva a produtivas reflexões sobre o que armazenamos inutilmente na mente.
“... Olha só o lixo tóxico que a maioria das pessoas despeja no jardim fértil que é a própria mente, todo santo dia: ansiedades e preocupações, lamúrias do passado, pessimismo quanto ao futuro e todos esses medos inventados que geram um pandemônio no mundo interior.
... Para viver a vida ao máximo, você precisa ficar de vigia na porta de entrada do seu jardim e só deixar passar as melhores informações. Você realmente não pode se dar ao luxo de um único pensamento negativo – nem um sequer. As pessoas mais alegres, dinâmicas e contentes deste mundo ou são diferentes de mim ou de você em termos de constituição. Todos nós somos feitos de carne e osso. Todos nós viemos da mesma fonte universal. Porém, aquelas que fazem algo mais do que existir, aquelas que atiçam o fogo do potencial humano e realmente saboreiam a dança mágica da vida, fazem as coisas de maneira diferente das que levam vidas ordinárias. A principal coisa que elas fazem é adotar um paradigma positivo sobre o mundo e tudo o que existe nele.
A TIRANIA DOS PENSAMENTOS EMPOBRECIDOS
... As pessoas que têm os mesmos pensamentos todos os dias, cuja maior parte é negativa, caíram em maus hábitos mentais. Em vez de se concentrarem em tudo de bom que existe em suas vidas e em maneiras de tornar as coisas ainda melhores, são prisioneiras do passado. Algumas se preocupam com relacionamentos que deram errado ou com problemas financeiros. Outras remoem a infância imperfeita que tiveram. E outras ainda se preocupam com assuntos banais: como uma atendente de loja as tratou, ou um comentário aparentemente maldoso feito por um colega de trabalho. Os que fazem a cabeça funcionar desse jeito estão permitindo que as preocupações esgotem a sua força vital. Estão bloqueando o enorme potencial que as suas mentes têm de fazer mágica e entregar às suas vidas tudo o que elas precisam, no nível emocional, físico e, sim, até espiritual.
... Essas pessoas nunca percebem que a administração da mente é a essência da administração da vida.
“ACADEMIA” DA MENTE
... Por meio da prática regular e disciplinada, é possível condicionar de tal maneira a mente que se pode até diminuir os batimentos cardíacos quando bem entender. É importante entender que o domínio mental vem por meio do condicionamento, nada mais nada menos.
... Quando a gente se dedica a transformar o nosso mundo interior, a vida logo deixa de ser ordinária e entra no âmbito do extraordinário.
... Todo sucesso na vida, seja ele material ou espiritual, começa nessa massa de seis quilos que se equilibra sobre os seus ombros. Ou, mais especificamente, com os pensamentos que você põe na sua mente a cada segundo de cada minuto da cada dia.  O seu mundo exterior reflete o estado do seu mundo interior. Ao controlar aquilo que você pensa e a maneira como responde aos acontecimentos da sua vida, você começa a controlar o seu destino.
... Acorde para o poder que a sua mente tem de fazer as coisas acontecerem. Quando você fizer isso, o universo vai conspirar para fazer mágicas acontecerem na sua vida.
... Quando você se inspira num grande objetivo, num projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem barreiras: sua mente transcende os seus limites, sua consciência se expande em todas as direções e você se encontra num mundo novo, grandioso e maravilhoso. Forças latentes, talentos e habilidades ganham vida, e você descobre que é uma pessoa maior do que jamais imaginou ser.
... A mente é um servo maravilhoso, mas um mestre terrível. Se você nutre pensamentos negativos, é por que não deu atenção à sua mente e não a treinou para se concentrar no positivo.
... Lembre-se de que a mente é realmente igual a qualquer outro músculo do seu corpo. Ou você usa, ou você perde.
... Quando você cria o hábito de buscar o positivo em todas as circunstâncias, a sua vida vai passar a ter uma dimensão mais elevada. Essa é uma das maiores leis naturais.”  ________________Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.