quinta-feira, 12 de maio de 2011

KURT MASUR, MAESTRO ALEMÃO

Imagem: http://euterpe.blog.br
(blog de música clássica)
“A busca obcecada pela perfeição. Quem melhor expressou isso foi o grande maestro alemão Kurt Masur, em uma palestra para setenta regentes à qual assisti dois anos atrás, em Nova York. Masur tem 83 anos e é um dos maiores especialistas em Beethoven no mundo. Fiquei muito impressionado ao ouvi-lo declarar que dedicaria os anos que lhe restavam de vida a estudar ainda mais a obra do compositor. Ora, eu não conheço maestro que tenha regido mais sinfonias de Beethoven que Masur. Ainda assim, ele não se dá por satisfeito. O que nos remete ao que deve ser, sempre, o maior objetivo não apenas de um músico, mas de qualquer profissional, empresa ou nação. Para ser realmente bom, não se deve almejar menos do que a perfeição.” 

Quem reverencia o maestro alemão Kurt Masur é Roberto Minczuk, 44 anos, regente desde 2005 da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no artigo da revista VEJA, “Páginas Amarelas”, de 4 de maio de 2011. Roberto, pai de quatro filhos, já regeu oitenta orquestras em doze países, entre elas a Filarmônica de Nova York, uma das melhores do mundo.
______________
Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.