quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Socialização na internet é perda de tempo?

"Para teens, horas on-line podem ser tempo bem gasto" é o título do artigo publicado no The New York Times, de autoria de Tamar Lewin (divulgado também na Folha de S.Paulo, Ciência & Tecnologia, de 8/12/2008), que abaixo sintetizo: 

******

Uma boa notícia para pais preocupados: todas aquelas horas que os adolescentes passam na internet não são algo negativo, segundo estudo da Fundação MacArthur com jovens americanos. Na Web, adolescentes desenvolvem habilidades sociais, técnicas e de administração de imagem.

"Pode parecer que os adolescentes perdem muito tempo nas novas mídias, seja no MySpace ou enviando mensagens instantâneas", disse Mizuko Ito, pesquisadora do estudo "Vivendo e Aprendendo com Novas Mídias". Mas isso os está dotando de habilidades tecnológicas necessárias para o sucesso no mundo contemporâneo. Eles estão aprendendo a lidar com outras pessoas, a administrar uma identidade pública, a criar uma home page."

Pesquisadora do departamento de informática da Universidade da Califórnia em Irvine, Ito disse que parte da preocupação dos pais com o perigo da socialização na internet pode ser fruto de uma percepção equivocada. "O medo em relação a predadores na internet e o perigo do contato com estranhos podem ter sido exagerados", disse ela. "Existe alguma confusão quanto ao que os adolescentes realmente fazem on-line. Na maior parte do tempo, eles mantêm contato social com seus amigos, pessoas que conheceram na escola, em atividades esportivas ou acampamentos."

Parte de um projeto de US$ 50 milhões sobre aprendizado digital e mídia, o estudo observou jovens por mais de 5.000 horas.

Devido à percepção comum entre adultos de que a socialização na internet é uma perda de tempo, os adolescentes relataram muitas restrições dos pais à suas atividades on-line, mas a maioria deles encontrou maneiras de driblar essas barreiras. "Os jovens geralmente têm uma ‘comunidade íntima em tempo integral’ com a qual se comunicam por celular e mensagens instantâneas. Ficam plugados o tempo inteiro", mostra o estudo.

Com base na pesquisa, "As novas mídias dão ao jovem um grau de liberdade e autonomia que é menos aparente na sala de aula... Eles respeitam a autoridade uns dos outros on-line e se mostram mais motivados a aprender com seus pares do que com adultos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.