segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Como lidar com a perda?

Foto: www.nossacultura.com.br
“Suportar a dor e o sofrimento é o maior obstáculo por que temos de passar ao longo da vida. É aquele momento em que precisamos demonstrar nossa potência psíquica, a fim de superar a infelicidade”, explica o psicoterapeuta Flávio Gikovate em sua obra “No divã do Gikovate”. Gikovate é autor de 27 livros sobre comportamento humano, especialmente sobre assuntos ligados ao amor e à sexualidade. Desde agosto de 2007, comanda o programa “No divã do Gikovate”, na Rádio CBN.
 
Em sua avaliação, ficar encalhado na dor é muito fácil. Não há outra solução senão vivê-la e enfrentá-la. “As pessoas não devem fazer uso de nenhum recurso atenuador do sofrimento, a não ser seu próprio psiquismo. Quando morre uma pessoa querida, de nada adianta ficar sentado, de luto, por tempo indeterminado. É preciso se ocupar”, explica Gikovate.
 
O psicanalista argumenta que quanto mais você conseguir ocupar seu pensamento, menos você sofrerá. “Tente se entreter com o trabalho, mantenha boa conversa com amigos queridos. Esteja com pessoas com as quais você se sinta confortável para falar sobre o que está sentindo”.
 
E cuidado com o álcool, adverte Gikovate, porque será mais difícil, depois, libertar-se dele. “No momento em que estamos tristes, a dose nunca é controlada”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.