quinta-feira, 11 de agosto de 2022

MARCELO TAS CONVERSA COM SIDARTA RIBEIRO

Bom demais um encontro como este. O neurocientista diz também ter sua própria religião, seu altar, quando Marcelo Tas brinca: “Você está virando xamã?”

 

Assista à entrevista, https://www.youtube.com/watch?v=7XZ-3J8EAf0    

 

Tom Simões, 11 de agosto de 2022

 

Meus leitores conhecem meu hábito de compartilhar uma ou outra entrevista comandada por Marcelo Tas no programa #Provoca,   exibido na TV Cultura. Costumo dizer que numa conversa produtiva, numa leitura útil, a gente sempre sai melhor do que era antes.

 

Sidarta Ribeiro é neurocientista, biólogo; fundador, professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; doutor em neurociência e capoeira.

No dia 9 de agosto de 2022, Tas conversou com Sidarta. Eles abordaram o uso recreativo e medicinal da Cannabis (os estudos feitos com psicodélicos que comprovam os benefícios dessas substâncias), espiritualidade, amor e muito mais. Ainda na edição, o neurocientista explica como os psicodélicos podem ajudar no tratamento de doenças. “As substâncias psicodélicas são remédios que foram descobertos por populações originárias", diz.

De acordo com https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/06/05/cannabis-medicinal-o-que-e-o-sistema-endocanabinoide-e-como-a-planta-age-no-corpo.ghtml, publicado em 5 de junho de 2022, a importação de produtos à base da planta cresceu 15 vezes nos últimos cinco anos e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já permite a venda de 18 deles nas farmácias. Evidências vão do tratamento da epilepsia à ansiedade.

“A cannabis é o gênero da planta proibida, a maconha, mas também é a planta medicinal utilizada para o tratamento de epilepsia refratária, dor crônica, Alzheimer, ansiedade e Parkinson, uma lista com 26 condições médicas. Em meio à liberação da importação e a desmistificação dos usos da erva — cada vez mais direcionados a  propriedades terapêuticas — os especialistas passam a utilizar termos nem sempre conhecidos por todos: CBD, THC e sistema endocanabinoide, entre outros”, cita o referido artigo.

                                        Xamanismo e neurobiologia

De acordo com a literatura, o xamanismo é uma percepção religiosa que confere ao xamã a capacidade de entrar em transe e se conectar com o mundo espiritual. Essa conexão o capacita para curar doenças, influenciar a natureza, facilitar a caça, adivinhar segredos, predizer o futuro, afastar o mal ou exercer funções de um sacerdote.

“As substâncias psicodélicas são remédios que foram descobertos por populações originárias. Essas substâncias foram negadas pela sociedade urbana, contemporânea e eurocêntrica (que valoriza em demasia os valores europeus para interpretar o mundo e a realidade, em detrimento do restante) por muitas décadas e hoje entram pela porta da frente da medicina, transformando a psiquiatria. E há quem acredite existir uma alternativa a esse uso cotidiano de antidepressivos convencionais”, comenta o professor Sidarta em https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2022/08/09/interna_cultura,1385438/neurocientista-sidarta-ribeiro-defende-o-uso-medicinal-da-maconha.shtml

Sidarta diz também ter sua própria religião, seu altar, quando Marcelo Tas brinca: “Você está virando xamã?”

“Todo mundo é meio xamã, e quando trabalha com neurobiologia você entra em questões xamânicas. Uma questão xamânica importante e que está em evidência por causa do advento da renascença dos psicodélicos na psiquiatria e da própria cannabis é a importância do contexto para a cura espiritual ou psíquica, o ambiente, o som, o cheiro, a companhia, quem está junto segurando a sua mão, que palavras foram ditas”, complementa Sidarta Ribeiro.

 

Ele é autor de ‘O Oráculo da Noite: A história e a Ciência do Sonho’, quinto livro de sua autoria, lançado em 2019, e articulista do jornal Folha de S.Paulo. 

 

***

2 comentários:

  1. It additionally makes it extremely fast and straightforward to find out|to search out} your means around the massive number of 카지노 게임 games on offer. These embody an enormous slots catalogue, along with table recreation favorites corresponding to blackjack and roulette. Whether you’re seeking to play blackjack, slots, selection of|quite lots of|a big selection of} tables games, or sit down with a live dealer, this website has nearly each option you can think of.

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.