sexta-feira, 5 de abril de 2019

Amigo: tempo para escutar

... que nunca será um tempo perdido. O amigo fica melhor. E eu também.




 “É PRECISO buscar oportunidades para estar perto do amigo genuíno, verdadeiro. Para abraçá-lo fortemente e trocar boas palavras. Para escutá-lo. O amigo fica melhor, e eu também. Porque sempre aprendo muito com ele. É sempre complicado alguém expor as suas fragilidades. É preciso muita confiança! Diz-se que os puros amigos a gente conta nos dedos... de uma mão! E que amigos de verdade a gente não encontra, é o coração que escolhe. Quem tem a  coragem de se abrir com o amigo sobre aquela coisa que se perde o sono? O tempo é um bem valioso totalmente irrecuperável. O tempo que se deixa passar, sem aproveitá-lo, é um desperdício de vida. Como elucida sabiamente o pensador Valter da Rosa Borges, ‘pior que o amor perdido é o amor que não foi dado e tudo o que não foi gasto no tempo que era devido’. Tempo para escutar o amigo nunca será um tempo perdido. Há o sábio provérbio 17:17: ‘Em todo o tempo ama o amigo; e na hora da angústia nasce o irmão’. Os desafios da vida são difíceis de superar quando estamos sozinhos, mas, felizmente, aquele especial amigo está sempre ao nosso lado. Ele é anjo guardião, é paz, é completude...”

Tom Simões

4 comentários:

  1. Sim amigo, é o coração quem escolhe. Expor a vida pra alguém exige confiança, empatia. Amigos são necessários para essa troca de energia. Sem eles a vida fica vazia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz aquele que consegue revelar ao amigo extraordinário "aquilo que lhe tira o sono". Há que haver, para tanto, uma perfeita simbiose e confiança.

      Excluir
  2. Muitos nem sabem a profundidade de seu significado. Muitos nem o conheceram ou vivenciaram, ou sentiram. Mas lhes digo que é tão raro quanto um amor, porque não o encontramos, mas o reconhecemos, sem explicarmos. Amigo pode ser um irmão. Um irmão nem sempre pode ser um amigo. Amigo não perde tempo em ouvir. Dilui os sons arranhados que por vezes escuta. Mas exala o perfume em seus gestos. Amigo é o buquê que envolve. É o riso do tombo ao chão. É o choro de nossa tristeza. Não tem laço sanguíneo, mas tem o nó feito na Alma. Não se ofende com nosso pensamento, nem nos abandona por ele, porque conhece nossa essência. Amigo é aquele que fica, quando todos se foram. Amigo não precisa da presença, mas sim do sentimento, da confiança, da verdade.

    Izildinha Ferreira Maia, 20 de julho de 2021 (Dia do Amigo)

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.