quinta-feira, 5 de abril de 2018

Sigmund Freud (1856-1939)


Foi um médico neurologista e importante psicólogo austríaco, criador da Psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a psicologia social contemporânea. Freud foi vítima de hostilidades, principalmente dos próprios cientistas, que, indignados com as novas ideias, tudo fizeram para desmoralizá-lo. O primeiro sinal de aceitação da Psicanálise no meio acadêmico surgiu em 1909, quando foi convidado a dar conferências nos EUA.




“A CIÊNCIA moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras boas.”

   
“A INTELIGÊNCIA é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos. A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana. É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.”




“SE O desenvolvimento da civilização é tão semelhante ao do indivíduo, e se usa os mesmos meios, não teríamos o direito de diagnosticar que muitas civilizações, ou épocas culturais - talvez até a humanidade inteira - se tornaram neuróticas sob a influência do seu esforço de civilização?”


“A FELICIDADE é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.”



“NINGUÉM escreve para ganhar fama, que, de qualquer maneira, é coisa transitória, ou para atingir a imortalidade. Seguramente, escrevemos em primeiro lugar para satisfazer alguma coisa que se acha dentro de nós, não para as outras pessoas. É claro que, quando os outros reconhecem os nossos esforços, a satisfação interior aumenta, mas, mesmo assim, escrevemos primeiramente para nós mesmos, seguindo um impulso que vem de dentro.”


NÃO POSSO imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa. Esta seria uma receita para a felicidade, se não fosse a ideia terrível de que a produtividade da gente depende inteiramente de nosso modo de sentir. Que há de ser da gente, quando os pensamentos cessarem de aparecer e as palavras adequadas não se apresentarem? Não se pode deixar de tremer diante de tal possibilidade.
É por isso que, embora submetendo-me ao destino como um homem honesto, não deixo de fazer secretamente a minha oração: acima de tudo, que não surja nenhuma doença ou qualquer miséria física que me paralise as faculdades da criação. Como dizia o rei Macbeth: ‘Morreremos com as armaduras nos ombros’.


“NÃO SOMOS apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos 'sem querer'.”


“DEVEMOS começar a amar a fim de não adoecermos, e
estamos destinados a cair doentes se, em consequência da frustração, formos incapazes de amar.”



“MUITO mais coisas devem acontecer em sua mente, do que aquelas que chegam à sua consciência. Vamos, deixe que lhe ensinem algo sobre esse problema! [...] Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá porque está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro.”




      ·         ENTRE as preciosidades encontradas na Biblioteca da Sociedade Sigmund Freud está essa entrevista. Foi concedida ao jornalista americano George Sylvester Viereck, em 1926. Deve ter sido publicada na imprensa americana da época. Acreditava-se que estivesse perdida, quando o Boletim da Sigmund Freud Haus publicou uma versão condensada, em 1976. Na verdade, o texto integral havia sido publicado no volume Psychoanalysis and the Fut, número especial do Journal of Psychology, de Nova Iorque, em 1957.
É esse texto que aqui reproduzimos, provavelmente pela primeira vez em português:

(Fonte: ‘Rara entrevista de Freud’, ‘O valor da vida’, tradução de Paulo Cesar Souza, 20/4/2010)

“ESTOU escrevendo uma defesa da análise leiga, da psicanálise praticada por leigos. Os doutores querem tornar a análise ilegal para os não médicos. A História, essa velha plagiadora, repete-se após cada descoberta. Os doutores combatem cada nova verdade no começo. Depois procuram monopolizá-la. Alguns dos meus melhores discípulos são leigos.

[...] A velhice, com sua agruras, chega para todos. Eu não me rebelo contra a ordem universal. Afinal, mais de setenta anos. Tive o bastante para comer. Apreciei muitas coisas – a companhia de minha mulher, meus filhos, o pôr do sol. Observei as plantas crescerem na primavera. De vez em quando tive uma mão amiga para apertar. Vez ou outra encontrei um ser humano que quase me compreendeu. Que mais posso querer?

[...] O psicanalista deve constantemente analisar a si mesmo. Analisando a nós mesmos, ficamos mais capacitados a analisar os outros. Os outros descarregam seus pecados sobre ele. Ele deve praticar sua arte à perfeição para desvencilhar-se do fardo jogado sobre ele.”


***


“COMPREENDER tudo não é perdoar tudo. A análise nos ensina não apenas o que podemos suportar, mas também o que podemos evitar. Ela nos diz o que deve ser eliminado. A tolerância com o mal não é de maneira alguma um corolário do conhecimento.”


“NÃO PERMITO que nenhuma reflexão filosófica estrague a minha fruição das coisas simples da vida.”


“É POSSÍVEL que a morte em si não seja uma necessidade biológica. Talvez morramos porque desejamos morrer.”


“SETENTA anos ensinaram-me a aceitar a vida com serena humildade.”


“UM DIA, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.”


“QUEM TEM olhos para ver e ouvidos para ouvir, se convence que os mortais não podem ocultar nenhum segredo.
Aquele que não fala com os lábios, fala com as pontas dos dedos: nós nos traímos por todos os poros.”



“NÃO ME cabe conceber nenhuma necessidade tão importante
durante a infância de uma pessoa que a necessidade
de se sentir protegido por um pai.”



“O DESEMPARO dos seres humanos é a fonte primordial de todos os motivos morais.”


“OS ENIGMAS do Universo só lentamente se revelam à nossa investigação. Existem questões às quais o homem, atualmente, não pode nos dar respostas, mas o trabalho científico constitui o único caminho que pode nos levar a um verdadeiro conhecimento da realidade externa a nós.”


“NÃO EXISTE uma regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo especifico pode ser salvo.”


“O CARÁTER de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.”


“A CRENÇA em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.”




“OLHE para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.”


“NUNCA dominaremos completamente a Natureza, e o nosso organismo corporal, ele mesmo parte desta Natureza, permanecerá sempre como uma estrutura passageira, com limitada capacidade de realização e adaptação.”


“O NOVO sempre despertou perplexidade e resistência.”


“CÃES amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.”


“A MAIORIA das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.”


“ESTAR apaixonado é estar mais próximo da insanidade do que da razão.”


“A MALDADE é a vingança do homem contra a sociedade, pelas restrições que ela impõe. As mais desagradáveis características do homem são geradas por esse ajustamento precário a uma civilização complicada. É o resultado do conflito entre nossos instintos e nossa cultura. Muito mais desagradáveis são as emoções simples e diretas de um cão, ao balançar a cauda, ou ao latir expressando seu desprazer.”



“CADA pessoa é um abismo. Dá vertigem olhar dentro delas.”


“ELA PODIA ser aliviada de seus sintomas se fosse induzida a expressar em palavras a fantasia emotiva pela qual se achava no momento dominada.”


“ANTES DE diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas.”


‎”SÓ a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano.”


“É IMPOSSÍVEL enfrentar a realidade o tempo todo sem nenhum mecanismo de fuga.”


“PRIVAMO-NOS para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer saber o que essa coisa é. E este hábito de reprimir constantemente as nossas pulsões naturais é que faz de nós seres tão refinados. Porque é que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. Porque é que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer.”


“UM SONHO de uma criança é uma reação a uma experiência do dia precedente, a qual deixou atrás de si uma mágoa, um anelo, um desejo que não foi satisfeito. O sonho proporciona uma satisfação direta, indisfarçada, desse desejo.”


“ÀS VEZES nós também racionalizamos, quer dizer, tentamos mostrar a nós mesmos, e aos outros, que temos outros motivos para fazer o que fazemos em certas situações, e não revelamos os reais motivos que nos levaram a agir de certa maneira, simplesmente porque eles são constrangedores demais.”


“NEM SEMPRE é a razão que governa nossas ações. Impulsos irracionais determinam nossos pensamentos, nossos sonhos e nossas ações. Tais impulsos irracionais são capazes de trazer à luz instintos e necessidades que estão profundamente enraizados dentro de nós.”


“É a culpa, e não a fé, que remove montanhas.”


“OS POETAS e os filósofos descobriram o inconsciente antes de mim. O que eu descobri foi o método científico que nos permite estudar o inconsciente.”


“TUDO compreender não é tudo perdoar. A psicanálise nos ensina não apenas o que podemos suportar, mas também o que devemos evitar. Ela nos diz o que deve ser eliminado. A tolerância para com o mal não é de maneira alguma um corolário do conhecimento.”


“É PENA que a boca se cale ao dizer o mais íntimo.”


“O HOMEM enérgico e vencedor é aquele que pelo próprio esforço consegue transformar em realidade seus castelos no ar. Quando este resultado não é atingido, seja por oposição do mundo exterior, seja por fraqueza do indivíduo, este se desprende da realidade, recolhendo-se onde pode gozar, isto é, ao seu mundo de fantasia, cujo conteúdo, no caso de moléstia, se transforma em sintoma.”


“TODOS OS seres humanos ocultam a verdade nos assuntos sexuais.”


“A HUMANIDADE progride. Hoje somente queimam meus livros; séculos atrás teriam queimado a mim.”


“POIS UMA psicanálise não é uma investigação científica imparcial, mas uma medida terapêutica. Sua essência não é provar nada, mas simplesmente alterar alguma coisa.”


“BRINCANDO pode-se dizer de tudo, até mesmo a verdade.”



“AS NEUROSES são determinadas pela história de amor do indivíduo.”



“O HOMEM é dono do que cala e escravo do que fala.”



“AS MASSAS nunca tiveram sede da verdade. Elas querem ilusões e não vivem sem elas.”



“EXISTEM certos homens que não contam com a admiração de seus contemporâneos, embora a grandeza deles repouse em atributos e realizações completamente estranhos aos objetivos e aos ideais da multidão.”



“QUAL A sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?”



“AS EMOÇÕES não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde.”



"MEU inconsciente cria fantasias que minha mente sã nunca ousaria imaginar"


***




Observação:



AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

2 comentários:

  1. Olá. Estou procurando a fonte dessa citação, mas não encontro. Poderia me ajudar?
    “ESTAR apaixonado é estar mais próximo da insanidade do que da razão.”

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.