segunda-feira, 1 de outubro de 2018

PLENIFICAÇÃO E ANGÚSTIA: EM BUSCA DO ESSENCIAL

“Sabemos como viver, mas não para quê viver.” Que coisa é essa da ‘plenificação’?





VIKTOR Emil Frankl, 1905- 1997, médico psiquiatra austríaco e escritor, fundou a escola da logoterapia, conhecida como a ‘terceira escola de psicologia de Viena’, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência. Trata-se de uma terapia destinada a pessoas que sofrem de problemas existenciais, frente a alguma grande mudança ou crise pessoal.


A primeira escola de psicologia foi a de Sigmund Freud; a segunda, de Alfred Adler; e a terceira, de Viktor Frankl. Freud definia o homem como um ser orientado para o ‘prazer’. Adler o definia como um ser dirigido para o ‘desejo de poder’. E Frankl tinha a visão do homem como um ser dirigido para o ‘sentido’.

Alfred Adler, fortemente influenciado pela filosofia de Friedrich Nietzsche, estava convencido de que o desejo de poder nos seres humanos é tão ou mais importante do que o impulso sexual. Sustentava que a frustração dava origem a um complexo de inferioridade que, com o tempo, se transformava no cultivo de diferentes transtornos psicológicos.

Viktor Frankl foi internado durante a Segunda Guerra Mundial em Auschwitz e outros campos de concentração. Essa experiência e sua formação lhe permitiram fazer uma profunda reflexão sobre o sentido da vida, que ele incorporou em vários livros, entre os quais ‘O homem em busca de sentido’.



“Sabemos como viver, mas não para quê viver”


Depois do ‘desaparecimento de Deus’ da paisagem cultural (Friedrich Nietzsche fez disso a sua missão como filósofo) e da ausência de qualquer ideal ou mística, ou seja, de qualquer tendência para a vida religiosa e contemplativa, a religião em geral, na civilização ocidental, o cristianismo em particular, entraram em declínio irreversível. Ele está perdendo, ou já perdeu o lugar central mantido nos últimos dois mil anos. Isto é verdade em todas as esferas: na política, filosofia, ciência, literatura, arte, música, educação, vida social cotidiana e vida espiritual interior. 

Daí, como mostra Viktor Emil Frankl, somente coube ao homem sumir no narcisismo, que desemboca sempre na angústia ou na auto-anestesia. Para ele, a pessoa é destinada a fazer a sua própria vida, sendo essa uma tarefa para si mesmo.







Situado diante da realidade, o homem abre-se a ela, para, através das possibilidades de realização que lhe são oferecidas, ir-se fazendo pleno. Na sua plenitude reside a sua felicidade. Não existe somente liberdade, mas também liberdade para, liberdade que se compromete. Com o quê? Com as possibilidades que ele descobre como as melhores para a sua plenificação. Plenificação é a capacidade de se sentir pleno, completo, preenchido. O amor plenifica a alma.






Por isso o homem é um ser moral: porque tem de se apropriar de possibilidades reais para se realizar. Essas possibilidades são os chamados ‘bens’. Por conseguinte, não se quer qualquer coisa, se quer o ‘bem’, e o ‘bem’ é aquilo que me plenifica e, quando me aproprio dele, alegro-me. Mas também pode brotar a tristeza como fruto da minha apropriação daquelas possibilidades que me satisfazem imediatamente, mas não me constituem como pessoa plena, completa. Cabe ainda outra possibilidade: a desmoralização, vale dizer, a perda de sentido: do para quê da própria vida. É quando surge a angústia.

Não é nova a discussão acerca do sofrimento, todavia ela ganha contornos diversos conforme avança o tempo. A dificuldade maior consiste na sua definição, uma vez que o sofrimento aparece de distintas formas. Embora a questão do sofrimento, não raras vezes, costume envolver elementos de dor física, a maioria dos autores que trata dessa temática enfatiza que seria muito mais do que isso. O sofrimento estaria presente nos sentimentos de isolamento social, de perda, de sentimentos aliados à depressão, ansiedade, culpa, humilhação e estresse.

Psicologicamente, a angústia costuma ser confundida com os estados de ansiedade e, em todo caso, conceitua-se como um estado mental de preocupação e insegurança desmedida que paralisam a vontade, fazendo com que o indivíduo fique impotente diante do fato de ter de realizar a sua vida. 






Pode-se dar as costas à realidade como fonte de possibilidades: cabe o trancamento, o não se abrir a essa fonte principal de sentido e possibilidades que são ‘os outros’. Assim, paralisado, retraído ao seu puro estado natural, abandonado aos seus impulsos, ao seu afã de poder, de ter, de gozar (vida estética), o homem vê-se lançado a agir tendo perdido o sentido do por que agir.  






Ele deixa então de se apropriar de possibilidades das quais poderia ou deveria se apropriar, de modo que vai se esvaziando, empobrecendo, desintegrando, desvinculando-se da sua realidade, e perdendo a sua criatividade. A vivência desse vazio, dessa paralisia, dessa impotência, é a essência da angústia. Assim como a alegria provém de estar aberto ao encontro com a realidade e, principalmente, com os outros e com o outro, essa abertura constitui-se fundamento do nosso aperfeiçoamento. A angústia consiste em se fechar a esse encontro, quer por dispersão gregária, quer pela miragem (falsa realidade) da auto-suficiência.



O AMOR é a meta mais elevada e essencial a que pode aspirar o ser humano. A plenitude da vida humana está no amor e se realiza através dele.”
Viktor Emil Frankl



Sociologicamente, a angústia foi descrita como um dos traços que definem a sociedade atual.



***


        ·         Com base em: Angústia, 21/01/2006: http://www.ufjf.br/pensandobem/programas/filosofando-o-cotidiano/cafe-filosofico/2006-2/
             

                                                       ***

   

ESTA síntese é uma simples ideia da obra do escritor Viktor Frankl. Quem se 
identificou com o seu conteúdo, deve ler os seus livros. Eis algumas sugestões: 




Todo mundo pode mudar para melhor, se quiser. Carlos Castaneda, escritor e 
antropólogo peruano, diz que o homem só vive para aprender. “E se aprende, é porque 
é essa a natureza de seu destino, para melhor ou para pior”.

O autoconhecimento nos traz o saber, e este, o poder de nos transformar em pessoas 
melhores e mais plenas internamente. Trata-se de um longo caminho a ser
 percorrido e que exige a reinvenção de nós mesmos.
A gente tem de estar sempre se testando e se reinventando... Aperfeiçoando-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.