quinta-feira, 3 de novembro de 2016

EGRÉGORA = ENTIDADE VIGILANTE

“Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas toda associação de indivíduos, todo grupo que contenha algumas pessoas interessadas em um mesmo objetivo, constitui no invisível, ou no plano psíquico, um campo de energia que adquire, com o tempo, vida própria e passa a, inclusive, orientar o comportamento do grupo.”






Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, novembro 2016 


EGRÉGORA, de acordo com a Wikipédia, Enciclopédia Livre, é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais, emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas. “Segundo as doutrinas que aceitam a existência de Egrégoras, elas estão presentes em todas as coletividades, desde as mais simples associações às assembleias religiosas. Sendo assim, todos os agrupamentos humanos possuem suas Egrégoras características (empresas, clubes, igrejas, famílias...), nas quais as energias dos indivíduos se unem e formam uma entidade autônoma e mais poderosa.”

Uma Egrégora participa ativamente de qualquer meio, seja ele físico ou abstrato. Quando a energia é deliberadamente gerada, ela forma um padrão, ou seja, tem a tendência de se manter como está e de influenciar o meio ao seu redor. “No mais, as Egrégoras podem ser descritas como concentrações ou «esferas» energéticas criadas quando várias pessoas têm um mesmo objetivo comum. Trata-se de um conceito ‘místico-filosófico’ com vínculos muito próximos à teoria das ‘formas-pensamento’, na qual todo pensamento e energia gerada têm existência, podendo circular livremente pelo cosmo”, cita a Wikipédia.

Pode-se exemplificar o conceito de Egrégoras ao analisar um ambiente hospitalar, no qual o principal objetivo dos circunstantes é promover a cura, independentemente do êxito, conforme consta nessa Enciclopédia. “Portanto, um hospital carregaria consigo uma concentração de energias que busca a cura, que estaria por todo canto — no chão, nas paredes, no nome —, recebendo e influenciando o pensamento coletivo e o moral de seus frequentadores (funcionários, pacientes e visitantes). Da mesma maneira, uma missa, um encontro de algumas ou muitas pessoas voltadas para promover um mesmo fim, seja a cura de alguém, o fim de um problema ou a superação de uma perda, teriam um grande poder de formar energias positivas e, através delas, promover mudanças.” Assim, então, muitas mentes voltadas para um único objetivo geram uma concentração de energia.


Egrégora Rosacruz

A Ordem Rosacruz tem alguns conceitos muito esclarecedores sobre a Egrégora, termo que pode ser entendido como ‘entidade vigilante’; assim, a Egrégora é uma entidade, um ser vigiante coletivo produzido por uma congregação que o alimenta. A Rosacruz é uma organização místico-filosófica, templária, não-religiosa, não-lucrativa, cultural-educacional e apolítica, assim registrada em todos os países onde atua, voltada ao despertar dos poderes criativos do ser humano.
A energia da Egrégora é um dos princípios mais reveladores e poderosos que a Ordem Rosacruz introduz aos seus discípulos. “É uma pérola de aprendizado para o crescimento interior e expansão da consciência da alma. Harmonizar-se com a Egrégora é uma prática que todo místico deve fazer diariamente para a sua proteção e inspiração. A voz sutil do nosso Eu Interior nos aponta para a percepção do poder da Egrégora, pela prática da meditação e da inspiração cósmicas”, ensina a Ordem, que nos traz mais estas preciosas lições:


“TALVEZ VOCÊ nunca tenha pensado sobre isso, mas toda associação de indivíduos, todo grupo que reúna algumas pessoas interessadas em um mesmo objetivo, constitui no invisível, ou no plano psíquico, um campo de energia que adquire, com o tempo, vida própria e passa a, inclusive, orientar o comportamento do grupo. Trata-se de uma massa energética muito definida, que corporifica todos os ideais do grupo em questão. Mesmo que alguns membros deste grupo faleçam – os rosacruzes preferem usar o termo ‘transição’ para o fenômeno da morte – suas consciências continuarão, de certa forma, a vibrar energeticamente no âmbito do campo assim formado, pelos laços de afinidade estabelecidos.

[...] Você nunca parou para pensar que força é essa que faz com que uma ou mais pessoas, que não agiriam de determinada forma quando sozinhas, ajam de uma maneira completamente diferente quando no meio de um grupo afim? O que faz com que as pessoas sejam inspiradas a agir da mesma maneira, quando no seio de uma coletividade? Trata-se da força da Egrégora daquele grupo.

[...] Outro exemplo: você já notou que todos os adeptos de uma determinada religião, ou de uma filosofia, se parecem em sua maneira de falar, agir e até em certos traços físicos? Costumamos dizer: ‘Fulano tem rosto de budista’, ou ‘ciclano tem rosto de católico, além de falar e agir como um’. E você já percebeu que os que compartilham de uma paixão comum – por exemplo, a aviação – também se parecem entre si, mesmo que não se conheçam mutuamente? Costumamos dizer que eles têm um ‘quê’ em comum, que não sabemos definir direito. O fenômeno por trás de todos esses exemplos é, novamente, a Egrégora. Quando aderimos voluntariamente a um movimento sólido, somos influenciados, mesmo sem ter consciência, pelo campo de energia do mesmo, que nos envolve gradativamente. Quanto mais sólido e antigo for o grupo ou associação, mais forte será a sua Egrégora.

Procure então observar como todas as organizações, místicas ou não, possuem uma Egrégora. “As pessoas, representantes ou congregações vibram em um ideal comum, ou seja, na missão daquela organização. Isto se aplica a universidades tradicionais, igrejas, grupos de investigação e pesquisa científica ou religiosa, famílias etc. Como exercício de percepção da existência de Egrégoras das mais distintas naturezas, analise em livros, na Internet ou em outras fontes como alguns importantes eventos da história começaram se cristalizando na mente de alguns seres inspirados e, em consonância com a força da Egrégora que precisava manifestar certo ideal, expressaram em baixo o que estava em cima”, descreve a Ordem Rosacruz.

Eu não sou um rosacruz. Frequento essa organização em eventos abertos ao público. Um deles é a meditação, que acontece na Loja da cidade de Santos às sextas-feiras, às 20h30, e aos sábados, às 18h30. O endereço é Avenida Afonso Pena, 376. Qualquer indivíduo, de qualquer crença religiosa, pode se beneficiar com essa técnica de meditação, que eu aprecio bastante!

Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli

2 comentários:

  1. Adorei ! O texto foi muito bem elaborado, quem tinha dúvidas, não as tem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mariluci. Sempre muito significativo o comentário do leitor.

      Excluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.