segunda-feira, 28 de maio de 2018

Marco Túlio Cícero, 106 a.C. – 43 a.C.


Advogado, político, escritor, orador e filósofo romano. Recebeu aprimorada educação com os maiores oradores e jurisconsultos (pessoas de grande conhecimento jurídico) de sua época. Foi um dos mais importantes filósofos da Roma antiga.

De acordo com https://www.infoescola.com/filosofos/marco-tulio-cicero/, sua educação foi baseada nos grandes filósofos, poetas e historiadores gregos. Foi toda a sua proficiência na língua grega que o levou à condição de intelectual e o colocou entre a elite romana tradicional. A família de Cícero também o ajudou a crescer, seu pai era um rico equestre com importantes contatos em Roma, cita Antonio Gasparetto Junior, graduado e mestre em História.




       
Lê-se em https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADcero que, embora tenha sido um dotado orador e advogado de sucesso, Cícero acreditava que sua carreira política era sua conquista mais importante. Foi durante seu consulado que a Segunda Conspiração de Catilina tentou derrubar o governo romano através de um ataque por forças estrangeiras e Cícero suprimiu a revolta executando cinco dos conspiradores sem o devido processo legal. Durante a caótica segunda metade do século I a.C., marcada pelas sucessivas guerras civis e pela ditadura de Júlio César, Cícero liderou a campanha pelo retorno do governo republicano. Logo depois da morte de César, Cícero se destacou como inimigo de Marco Antônio nas lutas pelo poder que se seguiram, atacando-o numa série de discursos. Acabou proscrito como inimigo do Estado pelo Segundo Triunvirato e, consequentemente, executado por soldados depois de ser interceptado numa tentativa de fugir da Península Itálica. Suas mãos e sua cabeça foram, como vingança final de Marco Antônio, exibidas no Fórum Romano.




Estátua de mármore do filósofo romano Cícero, Palácio da Justiça (Roma, Itália).


Cícero era um estudante incansável e extremamente talentoso, características que despertaram a atenção de Roma. Desprovido de qualquer interesse pela vida militar, o filósofo era um intelectual,  iniciando sua carreira como advogado. Mais tarde, mudou-se para a Grécia, onde ampliou seus estudos de retórica. Durante esse tempo na Grécia teve contato e passou a admirar a obra de Platão. Cícero tornou-se o responsável por introduzir a filosofia grega em Roma, criando um vocabulário filosófico em latim.

Além de um escritor talentoso, deixou um legado de grande influência na cultura europeia. É uma das principais fontes primárias para o estudo da Roma antiga.










“Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará.”




Ó filosofia, guia da vida!”




Casa sem livros, corpo sem alma.”




“VIVER sem amigos não é viver.”









NÃO há nada mais gratificante do que o afeto correspondido, nada mais perfeito do que a reciprocidade de gostos e a troca de atenções.”





“EMBORA seja curta a vida que nos é dada pela natureza, é eterna a memória de uma vida bem empregada.”

  



A IGNORÂNCIA é a maior enfermidade do gênero humano.”





“A LEMBRANÇA serena de uma dor passada traz um prazer.”





“A VIDA feliz consiste na tranquilidade da mente.”








NÃO nascemos apenas para nós mesmos.”




O ROSTO é o espelho da alma.”





“A MEMÓRIA diminui... se não for exercitada.”

(Algo tão atual, cientificamente comprovado, que Cícero já previu em sua época. Surpreende a visão antecipada. Tom Simões)





“FOI o grande orador romano Marco Túlio Cícero quem pela primeira vez afirmou que ‘a história é a mestra da vida’. Olharmos para ocorrências do passado explica perfeitamente muitos dos acontecimentos presentes. Por exemplo, pode deitar luz sobre a avalanche de imigrantes sírios que hoje invadem a Europa à procura de paz. O que os aterroriza nós bem sabemos: os ataques sangrentos e massivos do Estado Islâmico.”






Entendo que os chefes devem reconduzir tudo a este princípio: aqueles que eles governam devem ser tão felizes quanto possível.”





  


“Fica sabendo que és um deus, se é deus aquele que possui força, sentimento e memória que prevê e que domina, modera e faz mover este corpo ao qual está ligado.”




O silêncio deles é uma eloquente afirmação.”





“NÃO me envergonho de confessar aquilo
que ignoro.”










“UMA NAÇÃO pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos (*) sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe. Deve-se temê-lo mais que a um assassino.”   

(*) melífluo: que corre como o mel; figurado – suave, doce, harmonioso.





“NAS DIVERGÊNCIAS civis, quando os bons valem mais do que os muitos, os cidadãos devem ser pesados, e não contados.





“ÀS OPINIÕES alheias, prefiro o testemunho
da minha consciência.” 



***




Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.