segunda-feira, 28 de maio de 2018

Francisco Cândido Xavier, 1910-2002


Mais conhecido como Chico Xavier, foi um médium mineiro, filantropo (que ou quem age em favor do seu semelhante, altruísta) e um dos mais importantes expoentes da doutrina espírita.  





Esse ser humano iluminado serviu como instrumento de comunicação de Forças Superiores do Universo para transmitir conhecimentos capazes de nos transformar em pessoas melhores e mais plenas internamente. Trata-se de um longo caminho a ser percorrido e que exige a reinvenção de cada um de nós. Como cita o filósofo estadunidense Henry David Thoreau, “A verdadeira transformação é pessoal, interior, totalmente individual, correspondendo à descoberta da divindade em cada pessoa como elemento indissociável da Natureza”.

A luz que o espírito emite tem grau de intensidade e transparência determinados pelo seu estado evolutivo. Ela está relacionada ao conhecimento sobre a vida espiritual, conhecimento este que lhe permite enxergar, segundo o seu grau evolutivo, além da matéria.

Há algo que diz: “Quando você está pronto, os mestres aparecem”. Quem desperta para o sentido transcendental da existência humana experiencia esta verdade universal.

O despertar espiritual se dá a partir de um esforço de perscrutar e transformar a si próprio. Daí a gente se sentir mais calmo, silencioso, pacífico...

Como escreve Chico Xavier, “Aprender e ensinar constituem tarefas de cada hora, para que colaboremos no engrandecimento do tesouro comum de sabedoria e de amor”. Até atingirmos certo grau de libertação interior!





   



“QUEM escreve no mundo...
É como quem semeia no solo profundo.
A inteligência brilha sempre cheia de possibilidades infinitas.”




“NÃO exijas dos outros qualidades que eles ainda não possuem.”





EU PERMITO a todos serem como quiserem, e a mim ser como devo ser.”





“DIZEM que os ingratos perdem a memória...”





“A FELICIDADE não entra em portas trancadas.”




NEM sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando os outros encontrarás os recursos de que precisas.”









“DEIXE algum sinal de alegria onde passe.”





ENSINAR, mas fazer; crer, mas estudar; aconselhar, mas exemplificar...”





OBSERVE o que você pensa quando está só, para saber quem é você. E para saber o lugar que te espera do Outro Lado, basta saber o que faz com você mesmo nas horas livres.”   





PENSAR é criar. A realidade dessa criação pode não exteriorizar-se, de súbito, no campo dos efeitos transitórios, mas o objeto formado pelo poder mental vive no mundo íntimo, exigindo cuidados especiais para o esforço de continuidade ou extinção.”





“O NOSSO coração é diariamente lido pelos outros nas palavras que emitimos, nas frases que escrevemos, nos compromissos que assumimos ou nos gestos que praticamos...Mas poucos conseguem interpretá-lo.”









“A HUMILDADE não está na pobreza, não está na indigência nem na penúria dos necessitados que passam fome. A humildade está na pessoa que, tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude, compreensível no amor próprio, recua, e apenas abençoa!”





CADA boa ação que você pratica é uma luz que você cria em torno de seus próprios passos.”








Renovação

“A árvore aceitou os desígnios da vida que lhe pediam serviço. Mas, quando se acreditou definitivamente despojada, notou que a divina providência a revestiu de folhas e flores novas, ao toque da primavera.”





QUANDO o espírito toma consciência de que é o construtor de si mesmo, o artífice de sua felicidade, ele não para mais. Pode acontecer o que for, que ele continua.”   





“A SABEDORIA inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior, pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.”  





“O SALVADOR nos ensina a procurar uma saúde mais real e preciosa, que é a do espírito. Possuindo-a, teremos transformado as causas de preocupação de nossa vida, e habilitamo-nos a gozar a relativa saúde física que o mundo pode oferecer nas suas expressões transitórias.”



     



FICO triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!”





“DEUS nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.”

  
  

  


“NA VIDA, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!”





SE as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas.”





SE alguém te dirige a palavra em tom muito alto, faz-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo.”








AGRADEÇO todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”




“AMIZADE só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.”




“[...] em torno do sexo, será justo sintetizarmos todas as digressões nas normas seguintes: Não proibição, mas educação. Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo. Não indisciplina, mas controle. Não impulso livre, mas responsabilidade.”





A OMISSÃO de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira.”
    

***



Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.