quinta-feira, 17 de maio de 2018

Frederico Elboni, 1991


Publicitário, escritor, blogueiro e roteirista brasileiro.
Ele é focado no comportamento humano e suas facetas. Em 2011 e 2012, foi autor-roteirista do programa ‘Amor & Sexo’ da Rede Globo e hoje é editor do blog ‘Entenda os homens’. Apaixonado pelos conhecimentos empíricos da vida, sushi e nhá benta, sempre gostou de mostrar às pessoas como tudo pode ser simples. Acredita fielmente na teoria de que o sorriso pode curar qualquer coisa.
Eu admiro a maturidade antecipada do escritor, por tudo o que ele escreve sobre o relacionamento a dois, sobretudo pelo que tem a dizer produtivamente ao público jovem. Li em 2017 sua obra ‘Só a gente sabe o que sente’.
Elboni escreve muito. Aqui, apenas uma ideia do jovem talento:





DESCOBRIR com o que a gente ama trabalhar é saber que até o fim da vida teremos uma companhia. Algo para nos preencher. E, quem sabe, com sorte, preencher um pouquinho os outros também.”

(da obra ‘Só a gente sabe o que sente’)




E, POR mais que eu me esforce para estar presente na vida das pessoas que amo e dar a elas a devida – e merecida! – atenção, não dou conta de abraçar o mundo. Bem que eu queria!”

(da obra ‘Só a gente sabe o que sente’)







LEMBRO-ME, como se fosse ontem, do dia em que meu pai partiu. Eu não era lá um filho muito carinhoso, confesso. Ele também sempre foi um homem de poucas palavras quando o assunto era sentimentos. Mas nos bastávamos assim. Um pouco antes de partir, daquele seu jeito único, que mesclava rispidez e sinceridade, ele divagou comigo por alguns segundos. Entre olhares e lágrimas contidas, me disse da forma mais sincera possível que no leito de morte nós somos pessoas de verdade. Somos porque conseguimos clarear os horizontes e sentir plenamente a emoção vivida naquele instante. Não há outras preocupações além de valorizar nossos últimos momentos.”

(da obra ‘Só a gente sabe o que sente’)





“NÃO acredito em para sempre. Não acredito em nada que necessite de outra pessoa para se realizar. Evito entrar no ringue com expectativas, até porque não quero tomar uma surra das frustrações. Treino o suficiente para fazer a minha parte, encarar a realidade de frente, acreditando em sonhos, mas não em utopias. Se nesse mundo eu sou passageiro, porque nós não seríamos? Sou cético, não acredito em meias palavras, até porque me conheço, não boto minha mão no fogo nem por mim, vou botar pelos outros?”





“DE VERDADE são as pessoas que querem ter convicção do seu valor no mundo, não somente no coração de alguém.”





“NÃO vou te convencer do seu gostar, as meninices já deveriam ter passado, as meias verdades evaporado, mas a minha paciência se perdeu no meio das tuas indecisões. O teu problema é achar que todo mundo é palhaço e vive a seu bel-prazer. Acorda pra vida, sai desse teu mundinho bolha, ninguém é idiota para ficar perdendo tempo num jogo onde tu queres vencer sozinha.”        






“PARE de criar teorias milenares para tentar me conquistar. O que me conquista é você ser você, sem essas amarras desnecessárias, sem enrolações de menininha de dezoitos anos… Estou aqui sentado na porta da tua casa e você aí pensando se vai me responder a mensagem de ontem com um ok ou um emoticon.”






“NÃO tenho mais paciência para lutar contra essa ‘dificuldade’ dissimulada. Gosto de um gostar direto, sincero, sem definições de certo ou errado, sem pesos ou mágoas de relacionamentos passados, onde uma leve dificuldade até atrai, mas o impossível desanima. Gosto do simples, eu e você, sem turistas, quer mais simples do que isso?”






“QUANDO se gosta sempre vai doer em ambas as partes, mas vai da sua inteligência saber se recuperar. Acredito que não existe caminho melhor do que o amor próprio e a reeducação sobre como viver sozinho. Até porque na minha opinião a sinceridade aliada ao bom senso é a formula de um relacionamento inteligente.”





“QUANDO aprendermos a lidar com a finitude das coisas o sofrimento se tornará um mero detalhe.”





“A BELEZA abre portas mas são os atributos quem entram.”




   


“ADMIRO pessoas que sabem usar as palavras, mas prefiro as que sabem me deixar em silêncio.”





“É TÃO gostoso viver no meu mundo, com as minhas regras, principalmente onde a estabilidade emocional reina… Só quero ficar sereno, me curtir e me perder na imensidão de todos os sonhos que ainda quero realizar sozinho.”





“É PRECISO ser muito gente grande pra se esvaziar e ter mais de si pra dar. Essa é a essência da coisa.”



***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.





Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.