segunda-feira, 2 de abril de 2018

Simone Weil, 1909-1943


Escritora, mística e filósofa francesa. Morreu aos 34; poucos anos depois impressionou meio mundo. Simone era um gênio e também uma mística que queria fugir da superficialidade. Foi chamada por Albert Camus de ‘o único grande espírito do nosso tempo’ – o tempo deles era a primeira metade do século XX.



“ATENÇÃO é a forma mais rara e pura de generosidade.”

“O argumento da escritora é: oferecer sua atenção para alguém é oferecer algo precioso, que vai gerar um contato verdadeiro. Traduzindo a frase para os dias de hoje, seria o caso de se dizer: ‘
Não checar o celular e baixar a tampa do laptop enquanto fala com alguém é uma forma rara e pura de generosidade, que vai fazer seu interlocutor se sentir muito especial’.



“MAGOAR alguém é transferir para outrem a degradação que temos em nós.”




“DE ENTRE os seres humanos, apenas conhecemos completamente a existência daqueles a quem amamos.”


“A BELEZA do mundo não é um atributo da própria matéria. É uma relação do mundo com nossa sensibilidade, essa sensibilidade que depende da estrutura do nosso corpo e da nossa alma.”


***





Observação:



AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

3 comentários:

  1. Olá, Tom!:) Tudo zen? Muito legal sua iniciativa. Parabéns!:)

    Namastê TJ! VQV!:)Edson Tibiriçá - ET!:)

    ResponderExcluir
  2. Eu gostsria do artigo completo da Simone weil que ela fala " A atenção é a forma mais pura da generosidade..."
    Katiamuriqui@hotmail.com
    Grata@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Katia, bom dia! É este o artigo: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/marleth-silva/um-minuto-de-atencao-por-favor-71cftvjctrejq8e4ai8xm46dq/

      Gratidão pelo gentil acolhimento! Desenvolvo também um trabalho no Facebook, focado no autoconhecimento. Lá estou como Tom Simões.

      Excluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.