sexta-feira, 6 de abril de 2018

Sathya Sai Baba, 1926-2011

Guru, nasceu em uma pequena aldeia localizada no Sul da Índia. Guru é um mestre no hinduísmo, budismo..., que possui um profundo entendimento de alguma linha filosófica, visto também como um guia sagrado à autorrealização.




“O HOMEM vive na terra para aprender, antes de tudo, a arte de ser homem, e depois a arte de ser divino. Vista assim, a vida é uma aventura, onde cada ação, cada pensamento e cada palavra do homem pode manifestar a divindade que está latente. O egoísmo do homem é a causa de todos os seus males.”


“NÃO CORRA atrás de tudo e todos que tagarelam coisas livrescas e vestem um manto de faquir. Analise, julgue e, então, admire. Examine a conduta diária deles, suas motivações, perspectivas e a coordenação entre o que dizem e fazem.”





NÃO PERCA tempo especulando sobre o que acontecerá neste Ano Novo. Se suas ações são boas, seu futuro está fadado a ser bom. O futuro da nação depende de suas ações. Deus é um observador. Ele não o protege nem castiga. Cada um é responsável pelo seu prazer ou dor. Neste Ano Novo, desenvolva sentimentos novos e sagrados e faça todo mundo feliz. Não se esforce pelo dinheiro, se esforce pelo amor. Depois de desenvolver amor, não haverá espaço para más qualidades como raiva, inveja etc. Se seus pensamentos e ações são bons, seu futuro está fadado a ser bom. Então, todo o país, ou melhor, o mundo inteiro prosperará. Ore pela paz e a prosperidade de todo o mundo. A paz só pode ser alcançada pela prática dos valores humanos.” 



  “CADA pensamento, cada palavra e cada ação têm seu reflexo, sua ressonância e sua reação. É um sinal de fraqueza culpar os outros por seus problemas. Você deve suportar as consequências das suas próprias ações.”


“PARA descobrir o que é correto (darma) e o que é incorreto (adarma), aplique este simples teste: se vai contra a Verdade e o Amor, é incorreto; se promove a Verdade e o Amor, ou é repleto destes, é correto.”


***





Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.