sexta-feira, 30 de março de 2018

Leon Tolstoi, 1828-1910


O conde Tolstoi (1828-1910), renomado escritor e filósofo russo, escreveu, dentre outras obras-primas da literatura, ‘Guerra e Paz’ (1869) e ‘Ana Karenina’ (1877). Considerado um dos maiores romancistas da história, influenciou grande parte da literatura do século XX; seus ensinamentos morais ajudaram a formar os pensamentos de diversos líderes espirituais e políticos.


Em fins da década de 1870, Leon Tolstoi escreveu o romance psicológico ‘Ana Karenina’, que obteve grande repercussão. Aos poucos, suas inclinações voltaram-se para a religião. Tornou-se pouco a pouco um cristão evangélico, uma espécie de apóstolo, pregando para os seus. Ao renegar a religião ortodoxa, acabou excomungado pela Igreja.








  “LIVRES-PENSADORES são aqueles que estão dispostos a usar suas mentes sem prejuízo e sem receio de entender as coisas que se chocam com seus próprios costumes, privilégios ou crenças. Este estado de espírito não é comum, mas é essencial para pensar direito.”


“QUANDO as pessoas falam de forma muito elaborada e sofisticada, ou querem contar uma mentira, ou querem admirar a si mesmas. Ninguém deve acreditar em tais pessoas. A fala boa é sempre clara, inteligente e compreendida por todos.”



“A ALEGRIA de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.”



“NA VIDA só há um modo de ser feliz. Só vivemos para nós próprios, quando vivemos para os outros.”



  

“A AMIZADE desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor. A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.”



“O AMOR começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só.”



“OS HOMENS distinguem-se entre si também neste caso: alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam.”



“NÃO é possível ser bom pela metade.”



“O HOMEM não tem poder sobre nada enquanto tem medo da morte. E quem não tem medo da morte possui tudo.”



“AS FAMÍLIAS felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira.”



“MAS A verdade é que não só nos países autocráticos como naqueles supostamente livres - como a Inglaterra, a América, a França e outros - as leis não foram feitas para atender à vontade da maioria, mas sim à vontade daqueles que detêm o poder.”

  



  
“O ESTILO nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida.”



“SE O seu coração é grande, nenhuma ingratidão o flecha, nenhuma indiferença o cansa.”



“SÓ PODEREMOS melhorar o mundo distribuindo a verdadeira fé entre todos os povos.”



“EIS O que é terrível ainda mais que o sofrimento e a morte dos animais. É o facto de o homem, sem necessidade, suprimir a suprema susceptibilidade espiritual de sentir compaixão e piedade para com os seres vivos como ele. É o fato do homem se tornar cruel violando as leis da Natureza matando para comer.”



“ENQUANTO houver matadouros, haverá campos de guerra.”



“ONDE há amor, lá Deus está.”



“NÃO HÁ grandeza quando não há simplicidade.”



“PARECE-ME que o sorriso, e só ele, faz aquilo que chamamos a beleza de um rosto.”



”ADMITIR que a existência dos homens seja dirigida somente pela razão é destruir toda possibilidade de vida.”



“EU QUERO movimento e não um curso calmo de existência. Quero excitação e perigo e a oportunidade de sacrificar-me por minhas paixões.”




  
“NÃO TEMA ninguém ou nada. Aquilo que é a matéria mais preciosa que existe em você não pode ser danificado por ninguém ou por nada.”



“AS GRANDES obras de arte somente são grandes por serem acessíveis e compreendidas por todos.”




“DOENTES serão todos os que nos outros veem sintomas de loucura quando não têm um espelho em que possam ver o que lhes vai dentro da alma.”



"SÓ PODERÁ haver uma revolução permanente se esta for uma revolução moral: a regeneração do homem interior.”



“SE, ENTÃO, me pedissem o conselho mais importante que eu poderia dar, que eu considerava ser o mais útil aos homens de nosso século, eu simplesmente diria: em nome de Deus, pare um momento, cesse o seu trabalho, olhe à sua volta.”



  

“OS TEMAS mais difíceis podem ser explicados para o homem de raciocínio mais lento, se ele ainda não formulou qualquer ideia sobre eles, mas a coisa mais simples não pode ser esclarecida para o homem mais inteligente, se ele está firmemente convencido de que ele já sabe, sem uma sombra de dúvida, o que é colocado diante dele.”



“A NÓS parece que o trabalho mais importante do mundo é o trabalho visível, mas nosso trabalho invisível para o aprimoramento da alma é o trabalho mais importante do mundo, e todas as outras formas só são úteis quando o realizamos.”





“A VIDA que nós recebemos nos foi dada não para que simplesmente a admiremos, mas para que estejamos sempre à procura de uma nova verdade escondida dentro de nós.”



“POR QUE nunca me disseste o que querias, para que eu vivesse exatamente de acordo com a tua vontade? Por que me deste a liberdade, que eu não sabia usar?”



“SE MEDITARMOS sobre a existência depois da morte, então a doença pode parecer levar-nos mais próximo à passagem de uma vida para outra, uma transferência mais desejável do que indesejável.”



“APENAS podemos saber que não sabemos nada. E este é o mais alto grau da sabedoria humana.”


***





Observação:



AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.