terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Livros devem circular

Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, Santos (São Paulo, Brasil), fevereiro 2017 




LÁ SE VAI o tempo do ‘Eu não empresto meus livros...’ E o que você irá fazer com eles, após lê-los? Ou até mesmo nem ter lido, por se desinteressar pela obra? Lacrá-los na estante? Pra quê? Para serem doados quando você morrer? Cara, livros não são editados para ocupar lugar na estante. Livros são produzidos para circular... O melhor que eu tenho de tudo que li desejo compartilhar com os amigos que adoram ler. E muitos deles fazem o mesmo comigo. Quando a gente gosta muito do que lê, tem enorme prazer de compartilhar.

E sabe que tem gente que não devolve o livro emprestado, porque não conseguiu ler? Por não ter gostado do conteúdo ou por preguiça mesmo. Fica sem graça! O que vou dizer...? E então alguém é obrigado a ler algo que não lhe interessou? Que nada, devolva!  ‘Meu querido, comecei a ler, mas não me identifiquei com o conteúdo.’ Ponto. E isso não impede que eu ofereça outros livros. Se a pessoa mostrar interesse, é claro. Já até adianto: ‘Amigo, não se sinta compromissado. Veja se gosta'. Ao folhear algumas páginas, normalmente dá pra perceber o interesse ou não pela obra. É por isto que não gosto de encomendar livros em sites e livrarias; gosto de folheá-los antes.

E também tem outra peculiaridade nessa história toda. Se eu emprestar um livro a alguém e ele não for devolvido... Meu desejo é que seja destinado a um leitor interessado. Eu só não quero imaginar meu livro triste, abandonado, num canto isolado de uma casa. Livro tem ‘alma’ minha gente; vamos ser generosos com o destino que damos a ele.

Eu também já experimentei esse fato de não devolver algum livro pelo qual não me interessei, por achar chato. Daí as justificativas inúteis pra gente se explicar. Que nada, não precisa disso. Basta sinceridade: não me interessei, ele poderá ser útil a outros leitores. Ponto.

Agora vou dar outra dica. De tempo em tempo, selecione alguns livros amontoados em sua estante e doe a alguém ou a alguma entidade cultural ou assistencial. Que bom observar que, cada vez mais locais, de diferentes naturezas, vêm disponibilizando livros para as pessoas levarem para casa; eles são doados pelos próprios frequentadores.

Todos nós, amantes da leitura, devemos ter consciência de ser responsáveis por compartilhar prazerosamente o conhecimento. Doar ou emprestar livros são atitudes sensatas e eficazes para isso.

***


   ·             Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.