segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Eu busco o conhecimento e depois o compartilho...



Como diz Mario Sergio Cortella, ‘Eu preciso me transbordar...’

Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, Santos (São Paulo, Brasil), janeiro 2017

(Leia o texto e depois clique abaixo, no fabuloso documentário. Uma aula e tanto sobre a Vida.)

A AINDA DIFICULDADE do Homem é a sua incapacidade de despertar, conscientemente, o interesse por todas as informações e vivências que agreguem valores essenciais, humanos e espirituais, à sua vida. Ele não quer perder tempo com algo que não seja palpável, para seu uso imediato... Ao ler a chamada interessante de um texto, por exemplo, e ver o tamanho da informação, ele desiste do aprendizado. Ainda que seja um texto didático, de fácil compreensão e, fundamentalmente, capaz de ampliar sua visão do Mundo e transformá-lo... Se a gente vivesse numa sociedade que estimulasse o autoconhecimento contínuo, esse processo libertador, o Mundo seria outro. O conhecimento antecipa a maturidade. Mas, para nossa esperança, cada vez mais pessoas despertam neste sentido.
Em minhas pesquisas, descobri o documentário ‘Eu Maior’, que envolve um conhecimento necessário, trazendo sinais reveladores sobre o Novo Homem. A Nova Era, movimento que vigorou principalmente na década de 1960, já buscava o despertar da consciência e a evolução espiritual. A Era atual prega a tolerância entre os homens, o respeito à natureza, o amor incondicional, a generosidade, a compaixão..., e, basicamente, a possível experiência da paz interior. De acordo com estudiosos dessa área do conhecimento, o Mundo começa a experimentar uma nova etapa da civilização que está em processo de evolução constante: o ‘despertar da consciência’, mudando definitivamente a visão limitada do homem em relação às forças do Universo. Daí a gente começar a se acostumar com algo conhecido como ‘visão holística’, que significa totalidade, a reunião dos vários elementos em um todo, ou seja, a interdependência entre todos os seres vivos. Meditação? Todos caminham neste sentido. Por um ser humano e um Mundo melhor!
Eu Maior’ se trata de um dos melhores documentários sobre autoconhecimento que assisti até então. Considero-o uma obra-prima do gênero. Daí meu interesse em mencioná-lo, incentivando o leitor a assisti-lo. O documentário contém extraordinários depoimentos de notáveis personalidades brasileiras revelando que é possível, sim, mudar a nossa vida. Ele dura uma hora e meia. Longo? Longo é o tempo que se perde sem refletir sobre o significado da nossa existência. Você não vai ao cinema assistir ficção, romantismo...? Não assiste telenovela? Este é também um filme, apenas um filme capaz de agregar valor à sua vida: como aquele bom livro, que, ao final da leitura, faz com que a gente não se sinta mais o mesmo, dá um salto de entendimento, de amadurecimento...
“Lamentavelmente, a maioria de nós continua a evitar milhares de experiências que poderiam tornar a transformação uma realidade. Não fosse o enorme esforço que colocamos na negação, na repressão e na dúvida, a vida de cada um de nós seria uma constante revelação”, escreve Deepak Chopra em sua obra ‘O Livro dos Segredos’. Chopra é um médico indiano radicado nos Estados Unidos, nascido em 1947. Formado pela Universidade de Nova Deli, é escritor e professor de ayurveda, espiritualidade e medicina corpo–mente.
Para esse autor, devemos recolher ensinamentos oriundos de todas as direções, mantendo-nos fieis àqueles que nos fazem progredir, porém, ao mesmo tempo, permanecendo abertos a mudanças em nós mesmos.
“O auto-aperfeiçoamento é real. As pessoas empacam em situações desagradáveis e podem aprender a sair delas. Em vez de se apoiar em uma consciência tão limitada, você pode se abrir a possibilidades mais amplas. Mudar do antigo sistema para o novo envolve um processo com o qual cada um de nós precisa se comprometer todos os dias. A boa notícia é que nenhum aspecto da vida é imune à transformação. Cada mudança que você fizer, por menor que seja, será transmitida através da experiência; o Universo inteiro estará literalmente bisbilhotando sua vida e oferecendo-lhe apoio. A partir do ponto de vista do Universo, a formação de uma galáxia não é mais importante do que a evolução de uma única pessoa”, ensina Chopra.
Penso que ‘Eu Maior’ é uma síntese do meu pensamento e propósitos de vida. Imagino que Deus se fez de humano, incorporando-se nos produtores e personagens deste extraordinário documentário.
Num dos depoimentos, o físico Marcelo Gleiser revela: “A gente precisa saber tudo? Não, a gente precisa saber cada vez mais. O que importa é o querer saber, não o querer responder a tudo”.
Vou contar um grande segredo ao amigo leitor, algo que experiencio com frequência quando escrevo. Ao focar numa ideia e começar a desenvolvê-la, surpreendo-me com sugestões, como que ‘caídas do Céu’, como um lampejo, que vão se encaixando perfeitamente no texto, como que demonstrando ser o Universo favorável à minha criatividade. Certamente, algum leitor já vivenciou algo parecido em sua vida. Não necessariamente a pessoa percebe diretamente, ela precisa estar com a consciência desperta neste sentido.
Eu já tinha composto a metade do artigo quando retomei a leitura de ‘O Livro dos Segredos’. Daí, justamente, descobrir ter a obra tudo a ver com o conjunto destas minhas ideias. Para ser sincero, algo que transcende a minha compreensão costuma dizer: “Pega isto, e mais isto: veja se encaixa...” E as surpreendentes ‘dicas’ vão sendo bem-vindas. Nunca as descarto. Caem como uma luva!
“Se eu me abrir à força da evolução, ela me conduzirá aonde eu quiser ir”, escreve o médico indiano. “Esse resultado pode realmente ser alcançado?”, indaga. “Uma coisa sabemos com certeza: o anseio secreto que consome a alma das pessoas não tem nenhuma relação com coisas externas, como dinheiro, status e segurança. É a pessoa interior que deseja ardentemente encontrar significado na vida, o final do sofrimento e as respostas para os enigmas do amor, da morte, de Deus, da alma, do bem e do mal. Uma vida passada na superfície nunca responderá a essas perguntas nem satisfará às necessidades que nos levam a fazê-las”, conclui o médico.
Haveria muito a complementar aqui com a leitura de ‘O Livro dos Segredos’. Então, para finalizar, copio Deepak Chopra em mais esta sua sabedoria: “Não existe nenhuma fórmula que permita remover dúvidas porque descobrir o sábio interior é um processo pessoal. Você precisa se dedicar a expandir sua consciência. Não tenha dúvida a respeito disto. Se você se voltar para dentro de si e seguir o caminho que conduz à sua inteligência superior, o sábio estará esperando por você. O seu objetivo na vida é ajudar a criação a se expandir e crescer. Quando você olha para si mesmo, enxerga apenas amor”.
Não deixe de assistir ao documentário. Se não o fizer, perderá uma boa oportunidade de se tornar uma pessoa 10% melhor pra si mesma!


  • Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli 

Um comentário:

  1. Magistral o seu texto, meu querido amigo Tom. Como me identifico com a sua visão ! Continuo achando que vc está demorando para nos brindar com a publicação de um livro seu. Por favor, remeta o texto para meu e-mail edson.just@gmail.com Obrigado. Abraços.

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.