quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

“MUDE UMA COISA, E TODO O RESTO SE DESLOCA”



Em “Como acreditar em Deus” (Desvendando os textos sagrados), Clark Strand escreve: “Como é difícil abandonar nossos ressentimentos, corações partidos e desapontamentos acumulados! Com frequência demais preferimos ficar infelizes”.

Para Strand, quando pensamos em todas as maneiras complexas como interagimos uns com os outros no mundo moderno, é difícil imaginar que a solução possa ser algo tão simples como a empatia – a disposição de sentir o que os outros sentem e de estar pronto para abraçar seu sofrimento ou felicidade como nossos. Temos apenas de admitir para nós mesmos que nossa felicidade está ligada da maneira mais íntima possível à felicidade dos outros. O universo é feito dessa forma. Somos salvos todos juntos ou simplesmente não somos salvos – todas as formas de salvação seletiva são ilusórias, complementa.

Costumo ser uma pessoa bastante prática. Então, para quem se identificou com o texto, proponho um desafio. A partir de amanhã, e sempre que possível, dispor-se a transformar hábitos e iniciar um processo de superação de limites, seja ao lidar com pessoas que eventualmente o aborrecem, seja incorporando novas ações diárias que possam beneficiar o seu próximo, principalmente.

É muito fácil lidar com pessoas afins. O desafio é aprender a lidar com todo aquele que nos é inoportuno, por exemplo. É neste particular que devemos exercitar a superação, a tolerância, a aproximação desinteressada, a solidariedade, o perdão, a compaixão, a imaginação criadora... Saibamos acolher os indiferentes e inoportunos e esperemos o resultado de nossa superação, quando o propósito for elevado.

“É possível um novo começo em cada novo momento da vida”, sugere Clark Strand. Ele revela também: “Mude uma coisa, e todo o resto se desloca. Perdoe uma pessoa em sua vida, ou procure o perdão do outro, e não há como dizer onde irá terminar. Pratique o perdão e o resto se resolverá, Jesus ensinou”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.