sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ÚNICO MONGE NEGRO NA ÁFRICA

Bhante Buddharakkhita
Imagem: www.floweringlotusmeditation.org
“QUANDO VI A QUIETUDE DO BUDISMO, as atitudes humildes, pensei: ‘É o que eu quero para minha vida’. Era muito pacífico e silencioso, comparado com a correria do mundo.”

São palavras de Steven Kabogosa, 45, nascido em Uganda e ordenado monge sob o nome Bhante Buddharakkhita, que trocou o cristianismo pelo budismo. Hoje ele vive nos EUA e viaja pelo mundo ensinando técnicas de meditação. É o único monge negro na África.

Em depoimento a Carolina Montenegro (“Na África com Buda”, Folha de S.Paulo, Mundo, 13/10/2011), disse que foi ordenado monge em San José, na Califórnia, e que morreu de vergonha quando as pessoas se curvaram para ele, em sinal de respeito.

“Percebi que a verdadeira felicidade depende de circunstâncias internas, e não externas. A felicidade depende de eu desenvolver qualidades internas, meditar, ter bons pensamentos”, revela o monge.

Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.