sexta-feira, 9 de setembro de 2011

IMAGEM QUE CALA...


PEÇO LICENÇA ao fotógrafo Zanone Fraissat (Folhapress) para utilizar esta foto que ilustrou o artigo “SUS dá cadeira de roda sem adaptações”, publicado na Folha de S. Paulo de 4 de setembro de 2011.

Na realidade, desejo é chamar a atenção do leitor para Rosenilda Costa, 27, mãe de três filhos deficientes. Chamar a atenção para a felicidade estampada em seu rosto, porque ela agora pode levar os filhos para a escola e para passear em uma cadeira de rodas tripla.

Ao me deparar com um fato como este, peço às pessoas que costumam se lamentar por coisas banais e se sentir tão infelizes que reflitam um pouco sobre o amor dedicado desta mãe e a enorme tarefa a que ela se predispôs. É tempo de valorizar o que se tem e descobrir urgentemente o que é essencial à Natureza Humana para criar paz e felicidade, que levam à liberdade. “Isto provém do fato de conduzirmos a vida com apreciação por nossa boa sorte e de estender esse sentido de paz e bem-estar a outras pessoas”, revela o monge indiano Sakyong Mipham na obra “Governe seu Mundo”.

Diz o monge: “As pessoas muitas vezes me perguntam por que pareço tão feliz. Pensam que guardo alguma espécie de segredo. De fato, tenho um segredo – o empenho. Não que eu seja um exemplo perfeito dessa virtude, mas para mim é fácil reconhecer que a alegria que sinto não resulta de eu viver por ai à toa, sem fazer nada e sem nenhuma responsabilidade. Ela tem a ver com decidir o que quero fazer e me empenhar nisso com entusiasmo”.

Quando nos alinhamos com a lógica existencial, a lógica do Universo, o ambiente começa a refletir nosso comportamento. Assim como imagina Sakyong Mipham: “Sem esforço, e como que por mágica, atraímos o que precisamos. Somente quando temos um plano para trazer significado à vida podemos realmente progredir”. 

Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.