segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Trauma faz parte da vida

Trata-se da síntese, que fiz, de artigo publicado na Folha de S.Paulo (Equilíbrio) de 20 de abril de 2006. 

O trauma faz parte da condição humana. Esta é a tese defendida por Peter Levine, 64, terapeuta americano que há 30 anos trabalha com o tema. Em suas pesquisas, ele percebeu que os humanos, diferentemente dos animais, são, em muitos casos, inibidos de completar o ciclo fisiológico natural do corpo após um evento traumático.


Segundo Levine, o acúmulo de energia depois de situações estressantes é eliminado espontaneamente pelos bichos por meio de reações como tremores, enquanto nós, humanos, podemos manter a energia congelada por anos, dando vazão a sintomas que vão de dores crônicas a pânico e depressão.


Para ajudar as pessoas a eliminar gradativamente esse acúmulo de energia, ele criou a “experiência somática”, abordagem que hoje conta com cerca de 1.800 profissionais em aproximadamente 18 países – 200 só no Brasil. Seu livro mais famoso, “O Despertar do Tigre” (editora Summus), foi traduzido para 11 línguas e explica as bases de suas teorias.

“Em muitos casos, depois que coisas assustadoras acontecem com as pessoas, elas vão chacoalhar, tremer e ter sentimentos variados. E isso é parte do processo de cura. Nesse caso, quem está com elas deve dizer: ‘Está tudo bem, deixe isso acontecer’. Ou até mesmo deve embalá-las, talvez não fisicamente, como você embala um bebê, mas apenas com a sua presença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.