quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

‘Slow blogging’, o blog sem pressa

Sharon Otterman, jornalista do "New York Times", em seu artigo "Blog Zen" (Folha de S.Paulo, Ilustrada, 2/12/2008), aborda o movimento do "slow blogging", que prega que páginas pessoais de internet convidem à reflexão. Trata-se ainda de um movimento pequeno e singular.

Vibrei com a notícia, pois ela tem tudo a ver com a natureza do meu blog, ou seja, alicerçado no jornalismo "formativo", ele tem a missão de levar leitores à auto-reflexão e mudança gradativa positiva de mentalidade, visando à participação individual ativa na construção de um mundo melhor. Ou seja, "O que busco hoje, diariamente, para me tornar uma pessoa melhor"?



Segundo o artigo de Sharon, "A prática do ‘slow blogging’ é inspirada no movimento do ‘slow food’, segundo o qual o ‘fast-food’ está destruindo tradições locais e hábitos alimentares saudáveis. Os ‘slow bloggers’ acham que blogs movidos por notícias são o equivalente aos restaurantes de ‘fast food’ – ótimos para consumo ocasional, mas insuficientes para garantir o sustento humano no longo prazo".

Um Manifesto Slow Blog, escrito em 2006 por Todd Sieling, consultor de tecnologia de Vancouver, Colúmbia Britânica, apresentou os princípios do movimento: "O ‘slow blogging’ é a rejeição do imediatismo", escreveu. Devido à ausência de leitores, Sieling não anda mais escrevendo em seu blog, acrescenta a jornalista americana.

Mas Barbara Ganley, que deixou recentemente seu emprego de professora de redação no Middlebury College, compara o ‘slow blogging’ à meditação. Segundo ela, o ‘slow blogging’ é "ficar em silêncio por alguns minutos antes de escrever e jamais escrever a primeira coisa que vem à cabeça".

"Quando Bárbara, bgblogging.wordpress.com, quer refletir sobre a vida, ela caminha pela paisagem rural de Vermont, volta para casa sem pressa e depois escreve em seu blog sobre o que fez e meditou."

Principais características

O ‘slow blogging’ é a rejeição do imediatismo. É meditação. Convida ao silêncio por alguns minutos antes de escrever; não se deve escrever a primeira coisa que vem à cabeça. Pode-se incluir ‘posts’ uma ou duas vezes por semana, mas, se precisar ficar um mês sem escrever, é admissível, relata a jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.