sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Saawariya - Apaixonados

Saawariya - Apaixonados


Ana Simões, estudante do curso de Pós-graduação em Crítica de Cinema, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), outubro 2009


Há mais ou menos um ano, durante o curso de Pós-graduação em Crítica de Cinema, assisti, a pedido de um professor, ao filme indiano “Saawariya - Apaixonados”. O “longa” é mais uma grande produção de Bollywood, hoje a maior indústria de cinema do mundo. Bollywood brinca com as palavras “Hollywood” e “Bombaim”, maior cidade da Índia, onde se concentra essa indústria cinematográfica indiana. Bollywood é a Hollywood da Índia.


Na época, fiquei surpreendida (positivamente) com o filme e resolvi escrever um artigo para, de certa forma, registrar aquela agradável sensação de ter descoberto algo completamente novo. Foi então que no decorrer de algumas pesquisas deparei-me com uma informação relevante: Saawariya, o novo sucesso de Bollywood, baseia-se no romance “Noites Brancas”, de Dostoiévski. Essa não foi a primeira vez que a obra desse romancista russo foi às telas (Visconti, cineasta italiano, dirigiu Le Notti Bianche”, em 1957); porém, o que me surpreende aqui é o caráter ‘atemporal’ e ‘alocal’ dessa obra, que a torna passível de ser representada tanto por um cineasta italiano da década de 1950 quanto por um cineasta indiano do século XXI.


O artigo foi escrito e se calou em meu computador, porém o destino o chamou para esta publicação. E conto-lhes por quê. Neste final de semana, ao folhear o jornal em busca de um bom filme para assistir no cinema, deparei-me com um ‘quatro estrelas’ chamado “Amantes”. Na sinopse, nada de revelador. Nas críticas investigadas, uma revelação: o filme também fôra inspirado em “Noites Brancas”, de Dostoiévski. Pronto: lá estava eu, com a bolsa no ombro, pronta para descobrir como o cinema americano contemporâneo interpretaria uma obra densa e complexa usando atrizes como Gwyneth Paltrow e ambientando grande parte de seu enredo em Nova York.


Valeu. Saawariya e Amantes, apesar de radicalmente diferentes no visual (exceto pelo tom azulado de sua fotografia), são reveladoramente iguais em sua essência. E emocionam.


Aqui, divido com vocês a crítica que fiz sobre Saawariya na época do meu curso de cinema e deixo um convite: o de viver uma experiência cinematográfica diferente, que faz do cinema não só a sétima arte, mas a junção de várias delas. Deliciem-se: Saawariya é uma deliciosa combinação de literatura com pintura, música e dança.


Em busca de alguém perdido


De acordo com o site oficial do filme, Saawariya significa “being in love” – em português, “apaixonado”. Mas, como o próprio site ressalva, não é qualquer amante que pode ser qualificado como Saawariya – apenas aquele que resiste ao tempo, que supera os obstáculos e que, não importa a reciprocidade, considera-se honrado pelo simples fato de amar.


Raj, personagem central do filme, é a representação desse amante. Jovem artista, ele chega a uma nova cidade, sozinho, e logo encontra uma garota misteriosa pelas ruas. Vestida de preto, sobre uma ponte, a jovem tímida e melancólica revela-se Sakina. Intrigado pela moça e certo de que ela é o amor de sua vida, Raj faz de Sakina a sua obsessão, e passa a usar artifícios variados para conquistá-la – dentre eles, danças, cantos e metáforas, tentando convencê-la de que foram feitos um para o outro. A moça deixa-se encantar pela amizade de Raj, mas não mais que isso. Consumida por um amor do passado que prometeu voltar, Sakina passa todos os dias à espera de sua vinda.


A história desses dois jovens se passa em quatro noites fantasiosas, marcadas por encontros e desencontros: se por um lado a inocência e a incondicionalidade do amor dos dois os unem por outro, o objeto desse amor os separa. E não são só Raj e Sakina que sofrem por amor. Em Saawariya, todas as personagens se revelam almas solitárias motivadas pela busca de um alguém perdido ou impossível.


Apesar de muitas vezes o enredo de Saawariya remeter ao corriqueiro e banal, o filme guarda, em algum lugar, a fantasia e a idealização típicas do amor romântico – e a graça do filme está justamente na sucessão de desencontros, já tão bem poetizada por Carlos Drummond de Andrade em Quadrilha (o João, que amava Teresa, que amava Raimundo, aqui ganha novas vestimentas, falas e músicas: Raj, que amava Sakina, que amava Imaan...).


Saawariya exagera, sim, nos trejeitos, nas danças, nos estereótipos, nas metáforas – mas usa espetacularmente bem os recursos de fotografia, luz, música e figurino, todos eles capazes de criar uma atmosfera de poesia em movimento. Suas imagens aproximam-se mais de pinturas do que de simples fotografias, e a câmera parada na maior parte do filme amplia ainda mais essa sensação. O cenário em tons de azul e verde dá o toque de surrealismo inerente à história, já que toda ela foi tecida nos sonhos de uma das personagens.


Dirigido pelo indiano Sanjay Leela Bhansali e produzido pela Sony Pictures, o musical, lançado em 2007 e marcado pela fantasia, parece usar artifícios bem racionais para garantir sucesso de bilheteria mundial. Primeiro, porque fala de amor - tema universal e atemporal, capaz de fazer com que o espectador se conecte, se reconheça nele ou, pelo menos, torça para uma de suas personagens. Segundo, porque Saawariya, apesar de indiano, busca elementos nas diversas partes do mundo: na dança de Raj é possível reconhecer traços de Michael Jackson e John Travolta; em sua fala, frequentemente surgem interjeições e expressões em inglês; no cenário do filme, depara-se de repente com a pintura de Monalisa...


Se a Índia hoje é a maior produtora de filmes do mundo, é porque sua cultura enraizada não permitiu a alta penetração de filmes ocidentais e sua produção nacional foi a que sempre mais agradou os espectadores indianos. Saawariya, no entanto, parece ir na contramão: não é um filme de interesse específico, sobre uma cultura diferente, de uma realidade distante. Ao contrário. Gostando ou não, ninguém pode negar: Saawariya fala com todo o mundo.

3 comentários:

  1. É lindíssimo esse filme. Uma pena não encontrar um lugar para ve-lo

    ResponderExcluir
  2. Grata pela crítica (mesmo lendo em 2015).. não sabia que ele era baseado em "Noites Brancas"...agora, é ver "Amantes" :)

    ResponderExcluir
  3. O filme foi apresentado no último domingo pela HBO Signature, valeu a pena. A fotografia e os figurinos são muito bons. Em alguns momentos você tem realmente a impressão de estar em um "livro móvel", muito bom.

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.