quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Michelangelo: uma inspiração e tanto...

Foto: Marilena Rodrigues, http://photopoetica.zip.net
Há livros e livros. A leitura de uns prende a atenção mais do que a de outros... Eu hoje prefiro os livros que trazem conteúdos produtivos que levam à mudança de hábitos. Como este, “O método Michelangelo”, de Kenneth Schuman e Ronald Paxton. Em suas 40 páginas iniciais, vejam só, a obra já me inspirou dois artigos para o blog.
 
Mestre da escultura, da pintura e da arquitetura, Michelangelo tinha a habilidade única de desvendar em um bloco de pedra uma obra-prima... “Quem não viu a Capela Sistina não pode ter uma ideia do que um homem é capaz de realizar”, disse Johann Wolfgang von Goethe.
 
Contam os autores que Michelangelo considerava que em cada bloco de pedra havia uma figura oculta, esperando para ser revelada. Para ele, era claro o trabalho a ser feito pelos mestres em escultura: eliminar o que não fazia parte da figura e desvendar a obra-prima contida na pedra.
 
Quem quer que você seja, o que quer que esteja fazendo, existe uma obra-prima no interior da pedra da sua vida cotidiana, observam Kenneth e Ronald. Para revelar essa obra-prima oculta, para dar saltos em sua carreira e em sua vida, você precisa, tal como Michelangelo, ver que esses avanços já estão lá. O que a gente muitas vezes não sabe é que a obra-prima já está dentro de cada um. É preciso apenas vê-la, enxergar o “David” dentro do bloco de pedra, narram os escritores.
 
Para Kenneth e Ronald, algo se torna valioso quando é importante para nós. “São coisas das quais não abrimos mão. Mas não é algo que fazemos; não se trata de uma força propulsora. Um valor é uma maneira de ser, e não de fazer. A força propulsora, esse ‘fazer’, é a sua paixão”.
 
E tem mais: “A paixão é o motor que o impulsiona em direção à sua obra-prima. Algo que lhe dá muita alegria e mobiliza suas mais profundas emoções. Não é apenas o que você faz, mas o que decide fazer. Uma paixão é algo que você faria se dispusesse de tempo e recursos ilimitados; é aquilo com que você sonhou quando estava crescendo”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.