quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O método Michelangelo

Foto: Marilena Rodrigues, http://photopoetica.zip.net
Muito interessante essa obra escrita por Kenneth Schuman e Ronald Paxton: “O método Michelangelo”. Logo de início, em suas primeiras 40 páginas, o livro inspirou-me a criar dois artigos. E foi difícil escolher o “lead”, a chamada, ou seja: “A pergunta é: o que você valoriza na vida?”, dada uma multiplicidade de frases de efeito. Por falar em “lead”, para quem desconhece este termo, “lead”, em jornalismo, é a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e que pretende prender o interesse. É uma expressão inglesa que significa “guia” ou “o que vem à frente”.
 
Para mim, acho que esse livro é obrigatório a pessoas estressadas com o trabalho. Em sua sinopse, há uma pergunta: “O que um dos mais talentosos artistas da História tem em comum com as pessoas que querem simplesmente mudar suas vidas?”
 
Daí então, dentre algumas citações da obra, aparece Ben, com quem eu me identifiquei plenamente. A paixão de Ben era ajudar as pessoas. Não surpreende que Ben achasse tão difícil trabalhar num campo, como os bancos de investimentos, onde a preocupação é exclusivamente financeira.
 
O fato é que, quando não estava ajudando as pessoas, Ben não era realmente ele mesmo. É muito interessante quando a gente encontra uma definição para algo que vivencia e considera essencial. Eu também quero mudar o mundo, mas o assunto não é tarefa para uma pessoa só. Quem pode entender essa necessidade vital de ajudar o outro?
 
Portanto, Ben deveria trabalhar com suas paixões de uma forma que estivesse de acordo com aquilo que valorizava na vida. Valores são tudo aquilo em que acreditamos, que consideramos compensador ou desejável, escrevem os autores. Levar uma vida na qual seus valores fundamentais sejam acolhidos é extremamente importante para a felicidade pessoal. Realização, aventura, beleza, criatividade, poder, amor, lealdade, religião, amizade, conhecimento – todos estes são exemplos de valores pessoais. A pergunta é: o que você valoriza na vida?
 
Daí então Kenneth e Ronald nos inspiram com estas perguntas importantes e difíceis, para identificar os nossos valores pessoais:
 
- Quem são meus modelos de vida, e por que eu os admiro?
- O que faço nas minhas horas de lazer?
- O que sinto quando me entrego a essas atividades de lazer?
- Se eu não tivesse nenhuma restrição em relação a dinheiro, como empregaria meu tempo?
- O que provavelmente sentiria ao me entregar a essa atividade?
- O que me dá energia no trabalho?
 
Vai aqui uma dica de presente de Natal. Como seria bom se todos desenvolvessem o hábito da leitura! Este livro, “O método Michelangelo”, por exemplo, eu ganhei do amigo Roberto. Na semana passada, Lineu, outro amigo, também leitor inveterado, emprestou-me “O tamanho do céu”, da escritora indiana Thrity Umrigar. Que simplesmente devorei, dada a capacidade da autora de envolver o leitor na história, a cada página. Livros que caem em nossas mãos, como presente ou por empréstimo, são, algumas vezes, livros que podem passar despercebidos em nossas constantes farejadas nas livrarias!...
 
Agora, deixem-me continuar lendo “O método Michelangelo”... Vamos ver se encontro algo mais, também interessante, para compartilhar com os meus leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.