sábado, 12 de julho de 2008

Meu querido Blog

Revista Veja, edição especial, "Jovens" (*), julho 2003

Os melhores diários do passado tinham um pequeno cadeado. A moça escrevia seus sentimentos mais íntimos no caderno e passava a chave para que ninguém ficasse sabendo o que lhe ia pela alma. O blog também é

um diário, só que com a intimidade virada de cabeça para baixo: é colocado na internet para ser bisbilhotado por todo mundo. Escrever um diário on-line exige desprendimento da própria intimidade e pouquíssimo conhecimento de internet. É só seguir o passo-a-passo que aparece nos sites que oferecem esse serviço.

Muitos blogs são individuais, mas há também diários de turmas e de fãs de qualquer coisa, de chocolate branco ao filme Guerra nas Estrelas. A mania surgiu nos Estados Unidos há quatro anos e já tem milhões de adeptos em todo o mundo – estima-se que no Brasil passem de 100.000.

Blog é uma abreviação de weblog, ou, em português, arquivo na rede. As possibilidades são infinitas. Pode-se juntar texto próprio com imagens, sons, desenhos tirados da rede e mesmo dos sites que os abrigam. E tudo isso gratuitamente.

(*) síntese do artigo

2 comentários:

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.