segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Ainda sobre Deepak Chopra, médico indiano

Ao reabordar Deepak Chopra, relembro Osho ("Um pássaro em vôo"), quando diz: "Tudo deveria ser registrado, nem uma única palavra deveria ser omitida, porque, quem sabe, essa única palavra pode dar a iluminação a alguém".


Chopra transmite: "Somos as únicas criaturas na face da Terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificadas por eles. UM SURTO DE DEPRESSÃO PODE ARRASAR SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO; APAIXONAR-SE, AO CONTRÁRIO, PODE FORTIFICÁ-LO TREMENDAMENTE".

Para Chopra, médico (especializado em endocrinologia) e filósofo de reputação internacional, a alegria e a realização nos mantêm saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

Segundo ele, nossas células estão constantemente processando as experiências e metabolizando-as de acordo com nossos pontos de vista pessoais. Não se pode simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. "Você se transforma na interpretação quando a internaliza", diz.

Bernardo Soares, um tipo particular dentre os heterônimos do poeta e escritor português Fernando Pessoa, escreve: "O que vemos não é o que vemos, senão o que somos".

Daí, Deepak Chopra recomenda, com muita propriedade: "Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje. Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.