sábado, 2 de outubro de 2021

COMO LIDAR COM A DESINFORMAÇÃO NA INTERNET

No programa “Provoca”, da TV Cultura paulista, Marcelo Tas entrevista Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipédia. No bate-papo, Jimmy conta que, nos primeiros dias da Wikipédia, não dormia pensando nos plantadores de fake news.

 

Para assistir à EXCELENTE entrevista, clique no link https://www.youtube.com/watch?v=QXpK2sPfWLI

 

Imagem: Pixabay  

 

Tom Simões, jornalista, 2 de outubro de 2021

 

Não deixe de assistir! Daí eu incluí-la como espécie de ‘raridade’ no meu blog. No dia 28 de setembro de 2021, o talentoso Marcelo Tas recebeu um convidado internacional: Jimmy Wales, 55, empresário americano da internet, um dos fundadores da Wikipédia, que neste ano completa 20 anos de existência.

Jimmy surpreendeu-me sobremaneira com o seu idealismo e humildade, sobretudo. Quem costuma criticar eventuais ausências de precisão dessa enciclopédia não deve perder a entrevista. É preciso reconhecer a importância dessa inovação.

Com o cofundador da Wikipédia (Larry Sanger, 53, filósofo), Jimmy ajudou a popularizar a tendência do desenvolvimento da web que visa facilitar a criatividade, a educação e o conhecimento humano de acesso livre, através da colaboração compartilhada entre usuários.   

Na conversa, ele fala sobre seus primeiros dias no comando da plataforma, como lidar com a desinformação na internet e que os políticos só querem saber de controlá-la.

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue online sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável, que todos possam editar e melhorar. Ela existe em cerca de 272 idiomas e versões específicas para diversas regiões do mundo. Wiki significa extremamente rápido, veloz, no idioma havaiano.

Uma wiki é uma ferramenta que viabiliza a criação de textos de forma colaborativa no ambiente da internet com possibilidade de interação, acesso e atualização das informações, sem a necessidade de conhecimentos avançados da web. Dessa forma, a edição independe do (a) autor (a) ser ou não especialista no conteúdo do texto elaborado. 

Marcelo Tas questiona se é verdade que, no início da Wikipédia, Jimmy mal dormia monitorando as informações. “Sim. No início, às vezes, eu acordava no meio da noite temendo que alguém fosse destruir o site todo, editando tudo errado. Mas logo percebi que sempre tem mais boas pessoas cuidando, do que pessoas ruins tentando causar danos”, conta o fundador.

“O que você sonha hoje?”, pergunta Tas. “Ainda sonho com uma enciclopédia gratuita para cada pessoa do planeta, em seu próprio idioma. Mas também sonho com educação. Nos Estados Unidos, há um grande problema com gente preocupada com a Covid-19 tomando remédio para cavalo, sem nenhuma evidência que funcione (...) acho que são vítimas porque não receberam educação científica adequada (...) as pessoas deveriam sair da escola aos 18 anos sabendo avaliar alegações, tipo “Como vou saber se isso é verdade?”, esclarece Jimmy.

Sobre fake news e liberdade de expressão, Jimmy acha que muita gente está descontente com o resultado do que está vendo na internet; está viciada naquilo, mas não gosta. “As pessoas estão começando a pensar em mudança, em como lidar com a desinformação, em como fazer uma internet mais saudável”, diz ele.

Ele também cita o mar de desinformação na internet e a facilidade para viciar e gerar cliques. “A Wikipédia é uma limitação desse mar de informações, e acho que isso é muito necessário, porque uma variedade infinita de dados nem sempre ajuda”, argumenta ele.



Para Jimmy, a maioria dos políticos nem se importa com a inovação: “Eles só ligam para o controle. Se puderem subjugar as grandes empresas de tecnologia do mundo, está ótimo para eles. Não acho que isso seja ótimo para nós, então precisamos ficar alertas”.
 

“No fim das contas, as questões básicas sobre a democracia são realmente importantes, e as pessoas deveriam prestar atenção nelas, porque a democracia está, sim, em risco. Se você elege pessoas que fazem de tudo para permanecer no poder, incluindo sabotar a democracia, a coisa acaba muito mal, e a história mostra isso muito bem”, completa.

Por fim, lembra Jimmy, os populistas sempre existiram, como sempre existiram períodos de demagogia, de incitação de ódio, essas coisas... “Nada disso é novidade. Podemos pensar então em como melhorar a situação, utilizando a mente para obter informação diversificada capaz de refletir o que de fato acontece”.

 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.