sexta-feira, 1 de junho de 2018

Charles Chaplin, 1889-1977


Ator, dançarino, diretor e produtor inglês.


Lê-se em https://www.ebiografia.com/charles_chaplin/ que Charles Chaplin, também conhecido como ‘Carlitos’, foi o mais famoso artista cinematográfico da era do cinema mudo. Ficou notabilizado por suas mímicas e comédias de humor sofisticado. O personagem que mais marcou sua carreira foi ‘O Vagabundo’, um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, vestido com um casaco esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu coco, uma bengala e seu marcante bigode.





Chaplin negava a imagem que faziam dele em função de seu trabalho. É que ele passou a ser conhecido por seu exaustivo perfeccionismo. Seu amor pela experimentação muitas vezes significava inúmeras refilmagens, não sendo incomum ele pedir a reconstrução de um ‘set’ inteiro.

“Se não deixa uma mensagem profunda ou provoca grande reflexão, ao menos diverte com competência o espectador, graças ao seu enorme talento.  Bastante diferente de apelativos trabalhos que são apresentados atualmente na TV e no cinema.

Chaplin não perdeu a oportunidade e deu sua mensagem humanista ao mundo de forma inteligente, bem humorada e marcante.”








“NA VIDA, somos eternos amadores...
...pois vivemos pouco para sermos mais do que isso.”





MINHA fé é no desconhecido, em tudo que não podemos compreender por meio da razão. Creio que o que está acima do nosso entendimento é apenas um fato em outras dimensões e que no reino do desconhecido há uma infinita reserva de poder.”





“O ASSUNTO mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte.”





PENSAMOS demasiadamente e sentimos muito pouco. Mais que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais de bondade e ternura, que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.”





O HOMEM é um animal com instintos primários de sobrevivência. Por isso, seu engenho desenvolveu-se primeiro e a alma depois, e o progresso da ciência está bem mais adiantado que seu comportamento ético.”





“O SOM aniquila a grande beleza do silêncio.”





FALAR sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências, viver sem ponto final.”


  


“A VIDA me ensinou a sorrir para as pessoas que não gostam de mim, para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam…”








"MESMO quando eu estava no orfanato, quando percorria as ruas tentando encontrar algo de comer para me manter vivo, mesmo então pensava em mim como o maior ator do mundo. Eu tinha de sentir a exuberância que é fruto da absoluta confiança em si mesmo."





“NUM filme, o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.”





“GOSTO dos meus erros; não quero prescindir da liberdade deliciosa de me enganar.”








EU continuo sendo apenas um palhaço, o que já me coloca em nível bem mais alto do que o de qualquer político.”







    
ATRAVÉS do humor, vemos no que parece racional, o irracional; no que parece importante, o insignificante. Ele também desperta o nosso sentido de sobrevivência e preserva a nossa saúde mental.”





“QUE eu seja um comediante - mas um comediante que pensa.”









A BELEZA existe em tudo - tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la.”




A BELEZA é, no meu entender, uma onipresença da morte e do encanto, uma risonha melancolia que discernimos em todas as coisas da Natureza e da existência, essa comunhão mística que sente o poeta... algo assim como um raio de sol dourado e poeira que esvoaça, ou como uma rosa caída na sarjeta.”




Imagem: autor desconhecido





Os Seis Melhores Médicos do Mundo:

1. Luz do sol
2. Descanso
3. Exercício
4. Dieta
5. Auto-estima
6. Amigos





“NUNCA a alma humana surge tão forte e nobre como quando renuncia à vingança e ousa perdoar uma ofensa.”



***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018






* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.