domingo, 13 de maio de 2018

Huberto Rohden, 1893-1981


Filósofo, educador e teólogo catarinense, radicado em São Paulo.
“Por ocasião de sua ordenação sacerdotal, em 1920, publicou ‘Mistério de Amor’nacionalmente apreciado mesmo após ter abandonado a Igreja. Profundas mágoas marcaram para sempre essa decisão. Da parte da Igreja, faltou também a compreensão frente ao sofrimento desse zeloso padre e, por que não, faltou valorizá-lo. O apostolado católico ficou mais pobre. Suas obras, continuamente reeditadas, provam o quanto de bom a Igreja deixou escapar, motivada por um dogmatismo não bem fundamentado e, particularmente, pela inveja clerical. Da parte do Cardeal Dom Jaime Câmara, seu conterrâneo catarinense e colega de estudos e ordenação, não houve um olhar que não fosse o dogmático, frio, sem uma análise mais profunda de suas obras. Nelas, Rohden idealiza um Cristo Cósmico muito semelhante ao do ‘Movimento Nova Era’. Além disso e, estranhamente, sua obra é divulgada por vários institutos espíritas e de teosofia.

   
Foi em seu tempo um dos muitos que amou a Deus, concebendo‑o também à sua maneira. O cunho científico de suas obras não oculta o moralismo que sufoca o humanismo: ‘faça isto e não faça isto’. Fundamentalmente, Rohden deseja ensinar a viver e a ser feliz. Para ele, o homem não precisa de ninguém, precisa apenas de meditação, autodidatismo e experiência pessoal. Em outras palavras, por mais que se aprofunde nas ciências, Rohden tem como núcleo a moral, o domínio da vontade, a purificação interior. Essa centralidade da vontade é perfeitamente compreensível num homem que na juventude estudou filosofia e teologia com os padres jesuítas e depois, como padre, com eles viveu e estudou mais seis anos. O núcleo de sua formação é jesuítico. E não se pode esquecer a herança religiosa de um lar católico do sul catarinense.”










“ASSIMILA o que puderes, das verdades destas páginas — e cria em tua alma uma atmosfera propícia para compreenderes mais, com o correr dos anos e tua progressiva evolução espiritual, que consiste essencialmente na abolição do egoísmo em todos os seus aspectos, e na proclamação de um amor sincero e universal para com todas as criaturas de Deus”.




“NÃO faças nunca depender a tua felicidade
de algo que não dependa de ti.”




“QUANTO mais nítida se torna num espírito a consciência da sua essência divina, tanto mais se alarga a sua presença corpórea.”



  



“ANATOMICAMENTE, o homem não mudará, provavelmente; mas funcionalmente os seus nervos cerebrais evolverão ainda, a fim de lhe possibilitar a captação de vibrações cósmicas que ele ainda não percebe hoje em dia.”




“DEVE o homem entrar, cada dia, por meia hora, no silêncio de dentro e fechar todas as portas aos ruídos de fora.”





“NO meu intimo ser eu sou o que Deus é, por isso no meu externo agir, quero também agir assim como Deus age.”





“OS SÁBIOS e os santos, quando vivos, são geralmente perseguidos; depois de mortos, são, não raro, admirados e canonizados. É que eles, em vida, haviam avançado séculos e milênios de evolução – e isto destruía a cômoda segurança dos muitos, que escoravam a sua pseudo-segurança em elementos de massa e tradição.”






Não há alguns indivíduos que estão acima do grosso da humanidade?

“É CLARO. Há indivíduos isolados, esporádicos, que estão na esfera da educação da consciência. Mas a maioria não está lá. É uma questão de evolução da humanidade. A culpa não é do Brasil, nem de ninguém. É da falta de evolução superior da humanidade. Na esfera em que estamos não podemos ter educação; só podemos fazer instrução. Todos os crimes e terrorismos vêm daí. A ciência não pode abolir o terrorismo: só a consciência pode fazê-lo. Já se foi o tempo em que se dizia ingenuamente: ‘Abrir uma escola é fechar uma cadeia’. A experiência prova que os grandes malfeitores da humanidade não foram analfabetos, mas sim homens que não educaram a consciência.”





“O HOMEM cósmico está com os pés 
solidamente firmados na Terra 
e com a cabeça gloriosamente 
banhada pela luz eterna do céu e, 
quando contempla o céu, 
não perde de vista a Terra.”


***

Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.





Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.