domingo, 13 de maio de 2018

Galileu Galilei, 1564-1642

Matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano. Foi personalidade fundamental na revolução científica. Sei pai queria que ele fosse médico e o mandou estudar em Pisa. Mas o jovem estava mais interessado em física e matemática.


Estudioso, fez observações pioneiras que foram base para a Física e a Astronomia modernas. Ele também construiu um telescópio e apoiou a teoria de Copérnico, que fala de um sistema solar com o Sol como centro. 




Por suas crenças, foi acusado de heresia pela Igreja, e escreveu sobre suas ideias. No século XX, vários papas reconheceram a obra de Galileu e, em 1992, o Papa João Paulo II oficializou com uma declaração os enganos cometidos pelo tribunal eclesiástico que julgou os postulados científicos de Galileu Galilei. As contribuições de Galileu foram muito significantes para a nossa compreensão do Universo. Ele teve um papel muito importante na revolução científica, recebendo o título de ‘O Pai da Ciência Moderna’.






Imagem: https://www.heritage-history.com/index.php?c=resources&s=char-dir&f=galileo

 



"A matemática é o alfabeto no qual Deus escreveu o Universo."

Essa sugestiva frase de Galileu Galilei (1564-1642) é apenas uma das várias que transformam o Criador num grande geômetra. A tradição, com efeito, remonta aos gregos, especialmente aos pitagóricos e a Platão, mas prosperou, chegando até mesmo a Einstein, para quem ‘o Senhor não joga dados’.





“ACREDITO que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos de serem ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo.”





“Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si.”





 “Nunca conheci um homem tão ignorante que me fosse impossível aprender algo dele.”  




“Falar obscuramente, qualquer um sabe; com clareza, raríssimos.”




“Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.”




“Quanto menos alguém entende, mais quer discordar.”




A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.”







“Conhecer a si próprio é o maior saber.”




“A verdade não resulta do número dos que nela creem.”




“A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento.”




“Gravem-se os benefícios no bronze e as injúrias no ar.”




“Quanto mais meios usamos para imitar algo, mais diferente esse algo se torna da coisa imitada, e mais maravilhosa é a imitação.”


***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.