segunda-feira, 14 de maio de 2018

Carl Gustav Jung, 1875-1961


Psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e o inconsciente coletivo.
O conceito de ‘arquétipo’ do jeito que conhecemos hoje, surgiu em 1919 com Jung, discípulo de Freud. Segundo ele, os arquétipos são conjuntos de ‘imagens primordiais’ originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.
O modelo que se utiliza como exemplo é a Madre Teresa de Calcutá, arquétipo da bondade. Outro exemplo: qual o sentido que empregamos ao ato de beber uma cerveja? Muito se fala que esse produto serve para ‘matar a sede’. Mas beber uma cerveja significa também satisfazer a necessidade de estar num determinado grupo, uma vez que, ao consumir a bebida alcoólica, normalmente, o indivíduo fica rodeado por um grupo, seja ele de amigos, colegas ou familiares. Ele se insere no contexto.
Jung definiu doze tipos principais que simbolizam as motivações humanas básicas, cada tipo com seu próprio conjunto de valores, significados e traços de personalidade: o inocente, o cara comum, o herói, o cuidador, o explorador, o rebelde, o amante, o criador, o tolo, o sábio, o mágico e o governante.




  
MINHA vida foi singularmente pobre em acontecimentos exteriores. Sobre estes não posso dizer muito, pois se me afiguram ocos e desprovidos de consistência. Eu só me posso compreender à luz dos acontecimentos interiores. São estes que constituem a peculiaridade de minha vida e é deles que trata minha autobiografia."





Carl Gustav Jung foi um dos maiores estudiosos da vida interior do homem e tomou a si mesmo como matéria-prima de suas descobertas.



 Imagem:CARL GUSTAV JUNG: A HISTÓRIA DE UM INCONSCIENTE REALIZADO’,




MINHA vida é a história de um inconsciente que se realizou. Tudo o que nele repousa aspira a tornar-se acontecimento, e a personalidade, por seu lado, quer evoluir a partir de suas condições inconscientes e experimentar-se como totalidade. A fim de descrever esse desenvolvimento, tal como se processou em mim, não posso servir-me da linguagem científica; não posso me experimentar como um problema científico.”
  




“SOU eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der. O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambas sofrem uma transformação.”









“É INDIFERENTE o que pensa o mundo da experiência religiosa: aquele que a tem, possui, qual inestimável tesouro, algo que se converteu para ele numa fonte de vida, de vida e de sentido e de beleza, conferindo um novo brilho ao mundo e à humanidade.”





ENTRE todos os meus pacientes de mais de trinta e cinco anos, não há nenhum cujo problema não fosse o da religação religiosa. A raiz da enfermidade de todos está em terem perdido o que a religião deu a seus crentes, em todos os tempos; e ninguém está realmente curado enquanto não tiver atingido, de novo, o seu enfoque religioso.”





“POSSO apenas fazer relatos objetivos, posso apenas ‘contar histórias’: se essas histórias são ou não ‘verdadeiras’ não é o problema. O importante é se o que conto é a minha fábula, a minha verdade.”





‘TUDO o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos.”









“O TERAPEUTA também está em análise, tanto como o paciente, razão porque também está exposto às influências transformadoras. Na medida em que o terapeuta se fecha à esta influência, ele também perde sua influência sobre o paciente.”





"A FUNÇÃO geral dos sonhos é tentar reestabelecer a nossa balança psicológica, produzindo um material onírico que reconstitui, de maneira sutil, o equilíbrio psíquico total. É ao que chamo função complementar (ou compensatória) dos sonhos na nossa constituição psíquica."





“O SONHO é uma pequena porta escondida no mais profundo e íntimo santuário da alma.”





“O SONHO é uma porta estreita, dissimulada no que tem a alma de mais obscuro e íntimo; abre-se sobre a noite original e cósmica que pré-formava a alma muito antes da existência da consciência do eu e que a perpetuará até muito além do que possa alcançar a consciência individual.”






“O PRINCIPAL objetivo da terapia psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade.”








“NÃO SE deve esquecer a seguinte regra: o inconsciente de uma pessoa se projeta sobre outra pessoa, isto é, aquilo que alguém não vê em si mesmo, passa a censurar no outro. Este princípio tem uma validade geral tão impressionante que seria bom se todos, antes de criticar os outros, se sentassem e ponderassem cuidadosamente se a carapuça que querem enfiar na cabeça do outro não é aquela que se ajusta perfeitamente a eles.”





“DENTRO de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos.”





“ÀS VEZES as pessoas têm que fazer algo imperdoável só para continuar vivendo.”





“HÁ COISAS, que ainda não são verdadeiras; que talvez não tenham o direito de ser verdadeiras, mas que o poderão ser amanhã.”





“REUNIMO-NOS uma e outra vez em mil disfarces no caminho da vida.”





“O QUE negas te subordina, o que aceitas te transforma.”





“NÃO conseguimos mudar coisa alguma sem antes aceitá-la. A condenação não libera, oprime.”





“NÃO podemos querer entender o mundo apenas com o intelecto.”





“DO MESMO modo que aquele que fere ao outro fere a si próprio, aquele que cura, cura a si mesmo.”






“QUANTO menos se conhece alguém, mais corremos o risco de construir a sua imagem de maneira distorcida, aumentando-a ou diminuindo-a.”






“SE VOCÊ é uma pessoa com talento, não significa que você recebeu algo, quer dizer que você pode fazer algo.”





Imagem: ‘Carl Gustav Jung e seu legado para a psicologia espiritual’, https://amenteemaravilhosa.com.br/carl-gustav-jung-psicologia-espiritual/




SÁBIO é aquele que admite não saber algo, pois se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento.
Entretanto, se ele não sabe, mas finge saber, engana-se e retrocede, pois inibe a busca do conhecimento.”





“A VERDADE sai do erro. Por isso nunca tive medo de errar, nem dele me arrependi seriamente.”




“EU não sou o que aconteceu comigo, eu sou o que eu escolhi me tornar.”





“UM homem saudável não tortura os outros. 
Em geral, é o torturado que se torna o torturador.”





QUANDO criança, eu sentia que estava sozinho, e eu ainda estou, porque eu sei coisas e devo sugerir que sei coisas sobre as quais os outros aparentemente não sabem nada, e a maior parte não quer saber.”



***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.







Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.