terça-feira, 8 de maio de 2018

Helen Keller, 1880-1968


Escritora, conferencista e ativista social norte-americana.
Helen formou-se em filosofia e lutou em defesa dos direitos sociais, em defesa das mulheres e das pessoas com deficiência. Foi a primeira pessoa cega e surda a entrar em uma instituição de ensino superior. Filha de um capitão aposentado e editor de jornal, com 19 meses de idade contraiu uma doença desconhecida diagnosticada como febre cerebral, que a deixou cega e surda. Tornou-se uma criança difícil, gritava e tinha acessos de mau humor.


   
Antes de completar sete anos, Helen passou a contar com a ajuda da professora Anne Sullivan, contratada pela família e que passou a morar em sua casa. A professora, que aos cinco anos perdera parte da visão e aos dez ficara órfã de mãe, foi abandonada pelo pai e colocada em um albergue. Em 1886, graduou-se na ‘Perkins School for the Blind’, uma escola para cegos e começou a procurar um emprego.

Com muito trabalho e paciência, Anne consegue fazer Helen entender o significado das palavras que eram soletradas em sua mão, pela professora. A primeira palavra foi água, soletrada em uma das mãos e sentida na outra, despertando o entendimento da palavra. Em um só dia, Helen aprendeu trinta palavras.”







“TUDO o que amamos profundamente converte-se em parte de nós mesmos.”




“TENHO o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas meu primeiro dever está em realizar humildes coisas como se fossem grandes e nobres.”




“AS melhores e mais belas coisas do mundo não se podem ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração.”





A VIDA é uma atividade excitante, e mais emocionante ainda quando é vivida para os outros.







“MUITAS pessoas têm a ideia errada do que constitui a felicidade verdadeira. Ela não é alcançada através da autossatisfação, mas através da fidelidade a um propósito digno.”




“A VIDA é uma aventura ousada ou, então, não é nada.”




“A CIÊNCIA poderá ter encontrado a cura para a maioria dos males, mas não achou ainda remédio para o pior de todos: a apatia entre seres humanos.”





“QUANDO uma porta da felicidade se fecha, outra se abre, mas costumamos ficar olhando tanto tempo para a que se fechou que não vemos a que se abriu.”





 “Oh, criatura humana! Como podes abandonar teu irmão, fechando-lhe os caminhos da vida e pedir depois a Deus que te dê o ‘pão de cada dia’, se tu mesma negaste esse pão ao teu semelhante?”


  
“A ÚNICA pessoa realmente cega no Natal é aquela que não tem o Natal no seu coração.”







“EU, que sou cega, posso dar uma sugestão aos que veem - um conselho àqueles que deveriam fazer completo uso do dom da vista: servi-vos dos vossos olhos como se amanhã fôsseis cegar.
O mesmo princípio é válido para o restante dos sentidos.
Ouvi a música das vozes, o canto de uma ave, os poderosos acordes de uma orquestra, como se amanhã fôsseis vítimas da surdez.
Tocai em tudo que desejais tocar, como se amanhã viésseis a ficar privado da faculdade do tato.
Aspirai o perfume das flores, saboreai com deleite os vossos alimentos, como se amanhã perdêsseis o olfato e o paladar.”




“O RESULTADO mais sublime da educação é a tolerância.”








“LOGO surge, porém, um raio de esperança, e uma voz meiga murmura ao meu ouvido: ‘A alegria está nas pessoas esquecerem de si mesmas’. Então procuro ter meu sol na luz do olhar dos outros, minha sinfonia na música que aos outros acalenta e minha felicidade no riso de todos.”




"QUANDO fazes o melhor que podes, nunca sabes qual milagre é forjado em tua vida, ou na vida do outro."




“MORTE não é nada mais do que passar de um quarto para outro. Mas há uma diferença para mim. No outro quarto poderei ver.”



***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.