terça-feira, 8 de maio de 2018

Helena Blavatsky, 1831-1891


Escritora russa, responsável pela sistematização da moderna teosofia e cofundadora da Sociedade Teosófica. A corajosa e fascinante personagem da renascença ocultista, que floresceu na metade do século XIX, foi uma revolucionária do pensamento humano. Sua obra monumental de informações e denúncias culturais abalou os dogmas e a história do nosso tempo. Ela passou quase toda a sua vida mergulhada em desvendar o mistério do ser humano, construindo um sistema de pensamento novo e, ao mesmo tempo, antigo. Foi, antes de tudo, uma poderosa pensadora. O pensar era sua poderosa arma contra a ignorância da sua época. Do alto de suas cátedras, sábios oficiais e intocáveis foram queimados por uma nova forma de pensar o Universo.

Blavatsky inspirou movimentos espiritualistas, muitos fundados por seus seguidores. Seus textos continuaram sendo republicados no mundo todo e ajudaram a moldar o aspecto religioso do movimento dos hippies, nos anos 1960 e 1970.







"NOS idos dias de Sócrates e de outros sábios da antiguidade, como agora, aqueles que estão desejosos de aprender a grande Verdade sempre terão sua oportunidade se apenas ‘procurarem’ encontrar alguém que os conduza à porta de ‘quem sabe quando, e como’."




"A HUMANIDADE - pelo menos em sua maioria - detesta refletir, mesmo em benefício próprio. Magoa-se, como se fora um insulto, ao mais humilde convite para sair por um momento das velhas e batidas veredas e, a seu critério, ingressar num novo caminho para seguir em alguma outra direção."




"ESTÁ bem, Ouvinte. Prepara-te, pois terás que viajar sozinho. O Instrutor pode apenas indicar o caminho. A Senda é uma para todos; os meios para chegar à meta variam com os peregrinos."






"A NATUREZA revela seus mais íntimos segredos e partilha a verdadeira sabedoria somente àquele que busca a verdade por amor à própria verdade, e que aspira ao conhecimento para conferir benefícios aos outros, não à sua insignificante personalidade."




"A ORAÇÃO é uma ação enobrecedora quando é um intenso sentimento, um ardente desejo emitido de nosso próprio coração para o bem de outros, e quando inteiramente isento de qualquer objetivo egoísta, pessoal."




“A MENTE requer purificação toda vez que nos irritamos, que dizemos uma falsidade, ou divulgamos faltas alheias. Devemos purificá-la, toda vez que falamos ou fazemos qualquer coisa, com a finalidade de bajular, ou quando alguém é enganado pela insinceridade de nossas palavras ou de nossos atos."








"OS MAUS pensamentos são menos prejudiciais do que os pensamentos utópicos e medíocres. Porque contra os maus pensamentos estais sempre alerta e, estando determinado a combatê-los e vencê-los, essa determinação vos auxilia a desenvolver a força de vontade. Os pensamentos medíocres, ao contrário, servem simplesmente para distrair a atenção e desperdiçar energias."




"MEDITAÇÃO, abstinência em tudo, observação dos deveres morais, pensamentos agradáveis, boas ações e palavras amáveis, como também a boa vontade com todos e o total esquecimento do Eu, são os meios mais eficazes de obter conhecimento e se preparar para a recepção da sabedoria superior.”






"ATINGE-SE a cultura espiritual pela concentração. Deve ser continuada diariamente e ser usada a todo o momento. A meditação foi definida como a ‘cessação da atividade externa do pensamento’. Concentração é a total tendência da vida para um dado fim."




"OS ANTIGOS... compreenderam o fato de que as relações recíprocas entre os corpos planetários são tão perfeitas quanto as que existem entre os corpúsculos sanguíneos que flutuam num fluido comum, e que cada um é afetado pelas influências combinadas dos restantes, uma vez que cada um por sua vez afeta todos os demais."





"O MOTIVO certo para a busca do autoconhecimento é aquele que pertence ao conhecimento e não ao eu. O autoconhecimento merece ser procurado em virtude de ser conhecimento e não em virtude de pertencer ao eu. O principal requisito para adquirir o autoconhecimento é um amor puro. Buscai o conhecimento por puro amor, e o autoconhecimento finalmente coroará o esforço."


 

O ALTRUÍSMO é uma parte integral do autoaperfeiçoamento. Mas temos de discernir. Ninguém tem o direito de inanir-se até a morte para que outrem possa ter alimento, a não ser que a vida deste último obviamente seja mais útil do que a do primeiro. Mas é seu dever sacrificar o próprio conforto e trabalhar pelos outros se estes estão incapacitados para o trabalho.”          





“A MARIPOSA, atraída pela luz do deslumbre de sua lâmpada noturna, está condenada a perecer no azeite viscoso. A alma incauta, que não logra travar tal luta com o demônio burlão da ilusão, retornará a este mundo como escrava do Desejo.
Olha as hostes das Almas. Vê como elas pairam sobre o mar tempestuoso da vida humana. E como, exaustas, sangrando, de asas quebradas, vão caindo, uma após a outra, nas ondas encapeladas. Batidas pelos ventos ferozes, perseguidas pelos vendavais, são arrastadas paras os sorvedouros fatais e somem pelo primeiro vórtice que encontram. Se passando pela Sala da Sabedoria pretendes chegar ao Vale da Felicidade, fecha, discípulo, os teus sentidos à grande e cruel heresia da Separação, que é aquela que te aparta dos demais homens. Tomara que aquilo que em ti é de Origem Divina não se separe, arrastando-te para o mundano mar de Ilusão (...)“





“O POTENCIAL da humanidade é infinito e todo ser tem uma contribuição a fazer por um mundo mais grandioso. Estamos todos nele juntos. Somos UM.“


***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.







Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Um comentário:

  1. Assim como Blavatsky, Annie Besant e Rev. Leadbeater ajudaram a fundamentar os estudos e as teses filosóficas da Teosofia, em um período enfaticamente marcado por forte ateísmo, infelizmente apesar do relativo sucesso em seu princípio, pouco ou quase nada se comenta hoje a respeito...

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.