segunda-feira, 7 de maio de 2018

Henry David Thoreau, 1817-1862


Filósofo, poeta, pioneiro da ecologia e transcendentalista estadunidense. Uma notável personalidade do século XIX. Foi durante toda a sua vida um pensador marginal, mais conhecido por seu livro ‘Walden’, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e pelo ensaio ‘Desobediência Civil’, uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto. Faleceu aos 45 anos, vítima de tuberculose.
Em julho de 1845, Thoreau deixou Conrad, Massachusetts, sua cidade natal, para instalar-se à beira do Lago Walden. Este é o relato de dois anos, dois meses e dois dias em que o autor viveu apartado da sociedade dos homens, suprindo as próprias necessidades, estudando, contemplando a natureza e conhecendo a si mesmo.
Conforme descrito em https://projetocolabora.com.br/vida-sustentavel/henry-thoreau/, teve vida e obra curtas, mas coerentes, sendo que seu pensamento inovador possui o mérito de gerar influência crescente ao longo do tempo. Em todas as suas ações, Thoreau foi um precursor de movimentos libertários e um rigoroso crítico do modelo de desenvolvimento consumista e degradador do meio ambiente.




Segundo descrito em https://antigona.pt/blogs/autores/henry-david-thoreau, o que atrai Thoreau no transcendentalismo não é o ativismo social, mas o desejo e a necessidade de cada pessoa se cultivar. Ele, aliás, não encarava com bons olhos os reformadores, propondo-lhes sempre que examinassem as suas próprias existências antes de se pronunciarem sobre as dos outros. “É certo que em ‘Walden’ o autor se expõe como exemplo de uma possível vida vivida com simplicidade e inteligência, mas longe dele prescrever um qualquer programa. Segundo o filósofo, só a disciplina individual, o crescimento intelectual e a evolução espiritual podiam constituir métodos para uma transformação em profundidade. Porque, para Thoreau, a verdadeira transformação é pessoal, interior, totalmente individual, correspondendo à descoberta da divindade em cada pessoa como elemento indissociável da natureza.”
Ele se tornou vegetariano, andava pelas florestas sem qualquer arma e se transformou em um dos principais inspiradores filosóficos da preservação ecológica. Para Thoreau, uma civilização é rica não pela expansão do consumo supérfluo, mas pela quantidade de áreas naturais e selvagens preservadas.






“SIGA confiante na direção dos seus sonhos. Viva a vida que imaginar.”



“POIS o que são os clássicos senão o registro dos mais nobres pensamentos do homem?”



“MUITOS homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”




“Um livro verdadeiramente bom me ensina mais do que simplesmente lê-lo. Devo largá-lo logo e começar a viver as coisas que encontrei lá dentro.
O que eu comecei lendo, devo terminar agindo.”





“NÃO basta ser ocupado. A pergunta é: estamos ocupados com o quê?”




“COMO pode um homem satisfazer-se com apenas ter uma opinião e deleitar-se com ela?”




“CUIDADO com todas as atividades que requeiram roupas novas.”




“QUANTO à roupa, para chegar logo à parte prática da questão, talvez sejamos movidos, na hora de providenciá-la, mais pelo amor à novidade e pela preocupação com a opinião dos outros, do que por uma verdadeira utilidade.”



“EU clamo não já por governo nenhum, mas imediatamente por um governo melhor.”



“UM HOMEM é rico em proporção às coisas que pode dispensar.”





“O DINHEIRO não é necessário para comprar uma única necessidade da alma.”







“SE VOCÊ já construiu castelos no ar, não tenha vergonha deles. Estão onde devem estar. Agora, dê-lhes alicerces.”




“UMA frase perfeitamente sadia é muito rara.”





“ÀS vezes faz bem ficar doente.”




“AO INVÉS de nobres, tenhamos nobres aldeias de homens. Se for necessário, deixemos de lado aquela ponte sobre o rio, façamos uma pequena volta e lancemos, ao menos, um arco sobre o abismo escuro da ignorância que nos cerca.”





“NÃO nasci para ser forçado a nada. Respirarei a meu próprio modo.”





  

“AH! Um povo que iniciasse a destruição dos marcos e deixasse intactas as florestas.”




“SE uma planta não consegue viver de acordo com sua natureza, ela morre; assim também um homem.”







“TODAS as coisas boas são selvagens e livres. Eu fui à floresta porque queria viver livre. Queria viver profundamente, e sugar a própria essência da vida. Expurgar tudo o que não fosse vida. E não, ao morrer, descobrir que não havia vivido.”




“OS HOMENS chegaram a tal ponto que, amiúde, morrem de fome não pela falta do necessário, mas pela falta do supérfluo.”





“MUITA gente se preocupa com os monumentos do Ocidente e do Oriente, quer saber quem os construiu. De minha parte, gostaria de saber quem deixou de construí-los, quem estava acima de tais ninharias.”





“UM GRÃO de ouro é capaz de dourar uma grande superfície, mas não tão grande como um grão de sabedoria.”






A Melhor Companhia

“CONSIDERO saudável estar só na maior parte do tempo. Estar acompanhado, mesmo pelos melhores, cedo se torna enfadonho e dispersivo. Adoro estar só. Em geral estamos mais solitários quando saímos e convivemos com os homens, do que quando ficamos em nossos aposentos. Um homem quando pensa ou trabalha está sempre só; deixai-o, pois, estar onde ele deseja. Gosto de ficar só. Nunca encontrei melhor companhia do que a que a solidão me proporciona.”





“JAMAIS encontrei companheiro que me fosse mais companheiro que a solidão."





 “O SILÊNCIO é a comunhão de uma alma consciente consigo mesma.“





“ÀS VEZES, penso: ora, essas pessoas são bem intencionadas, mas são ignorantes.“




“FAZER todos os dias um bom dia, essa é a mais elevada das artes.”





SE um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor.”





O QUE um homem pensa de si, eis o que determina, ou pelo menos indica, o seu destino.




“SOMOS vulgares, incultos e analfabetos; e, em relação a isso, confesso que não faço maiores distinções entre o analfabetismo de meus concidadãos que não aprenderam a ler e o que aprendeu a ler somente aquilo que se destina às crianças e aos intelectos medíocres.” 




O HOMEM mais rico é aquele cujos prazeres são mais baratos.”


***

Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.







Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.