sexta-feira, 11 de maio de 2018

George Bernard Shaw, 1856-1950


Dramaturgo e romancista irlandês. Segundo http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=115, embora fosse essencialmente tímido, acabou crian­do o mito-personagem George Bernard Shaw, conhecido como showman, satirista espirituoso, pole­mista, crítico, bufão intelectual e dramaturgo. A partir dele, comentadores da sua obra cunharam um novo adjetivo para a língua inglesa: ‘shavian’, termo usado para abarcar todas as versáteis e brilhantes qualidades do autor. 






  
“A VIDA não é encontrar a si mesmo. A vida é criar a si mesmo.”




O PROGRESSO é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.”





“IMAGINAR é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos.”





“HÁ uma única religião, embora haja centenas de versões da mesma.”




“FALAM. Que falam? Que falem.”





“A VIDA é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.”




“LIBERDADE significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.”




“NUNCA resisto a tentações, porque eu descobri que coisas que são ruins para mim não me tentam.”





“O MAIOR pecado para com os nossos semelhantes não é odiá-los, mas sim tratá-los com indiferença; é a essência da desumanidade.”




  


“HÁ PESSOAS que estão sempre atribuindo às circunstâncias aquilo que são. Não acredito nas circunstâncias. As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, se não as encontram, as criam.”




“TEMPO livre não significa repouso. O repouso, como o sono, é obrigatório. O verdadeiro tempo livre é apenas a liberdade de fazermos o que queremos, mas não de permanecermos no ócio.”







“PARA mim, a vida é tudo menos uma chama fugaz. É uma espécie de magnífica tocha ardente que empunho neste momento e que eu quero que brilhe o mais possível antes de a passar às gerações futuras.”




“ERRAR é humano, mas se a borracha acaba antes que o lápis, estamos passando dos limites.”




“UMA vida gasta cometendo erros não é apenas mais honrosa, mas mais útil que uma vida não fazendo nada.”




“O PODER não corrompe os homens; mas os tolos, se eles adquirem uma posição de poder, eles a corrompem.”








“NÓS não paramos de brincar porque ficamos velhos, nós ficamos velhos porque paramos de brincar.”




“SE VOCÊ tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho outra, e nós as trocamos; então cada um terá duas ideias.”




“OS OUSADOS começam, mas só os determinados terminam.”





“NÃO somos feitos sábios pela lembrança do nosso passado, mas pela responsabilidade pelo nosso futuro.”





“APRECIO a convalescença! É a parte que faz a doença valer a pena!”



***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.







Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.