sexta-feira, 11 de maio de 2018

Georges Bernanos, 1888-1948


Escritor e jornalista francês. Participou intensamente da vida política francesa. Era um católico romano com inclinações monarquistas, um grande crítico da ‘burguesia’ de sua época.
De acordo com http://www.erealizacoes.com.br/autor/georges-bernanos, Bernanos externava em seus livros uma visão trágica, melancólica, porém repleta de esperança cristã, sedenta por milagres e santidade. Serviu como soldado de trincheira na Primeira Guerra Mundial. Crítico cultural implacável, atacou o regime franquista na Espanha e o armistício acordado pela França com a Alemanha nazista. Autoexilou-se no Brasil entre 1938 e 1945. Na casa que o abrigou em Barbacena (MG), funciona hoje o Museu Georges Bernanos.








“O POBRE prefere um copo de vinho a um pão, porque o estômago da miséria necessita mais de ilusões que de alimento.”





“O PERIGO não está na multiplicação das máquinas e sim no número cada vez maior de pessoas habituadas, desde a infância, a só desejar o que as máquinas podem dar.”





“AS PEQUENAS coisas parecem insignificantes, mas dão-nos a paz.”




Museu Georges Bernanos, Barbacena (MG)




“BOAS palavras custam pouco e valem muito.”




“DE QUEM nos ama, esperamos, sobretudo, de um pouco de tempo.”




“AS FALTAS que cometo não me ajudam, perturbam-me demasiado.”






“O QUE chamamos acaso talvez seja a lógica de Deus.”




 
TÃO frequentemente o intelectual é um imbecil que o deveríamos sempre tomar como tal, até que nos tenha provado o contrário.”




“O MUNDO será julgado pelas crianças. O espírito da infância julgará o mundo.”



“SOU responsável por aquilo que não fui.”



***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.