quarta-feira, 23 de maio de 2018

Ernest Hemingway, 1899-1961


Escritor norte-americano. Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola. Essa experiência inspirou uma de suas maiores obras, ‘Por Quem os Sinos Dobram’. A  comovente história narra três dias na vida de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha. O autor conseguiu que seus leitores sentissem que o ocorrido no país ibérico, em 1937, era apenas um aspecto da crise do mundo moderno.

   Imagem: https://www.voal.ch/kjo-nuk-ka-rrezik-te-ndodhe-me-ty-tregim-nga-ernest-hemingway-perktheu-nasi-lera/

  
Cita https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/07/9-fatos-inacreditaveis-sobre-vida-de-ernest-hemingway.html, que Ernest Hemingway é uma lenda. O escritor participou das duas guerras mundiais, sobreviveu a dois acidentes de avião, teve seus livros queimados pelos nazistas, deu nome a um corpo celeste que orbita o sol e, como se isso não fosse o suficiente, ganhou o ‘Prêmio Nobel de Literatura’.



De acordo com https://www.comunidadeculturaearte.com/vida-e-obra-de-ernest-hemingway-um-dos-maiores-vultos-da-literatura-norte-americana/, no contexto das epopeias modernas e contemporâneas, Hemingway trouxe o heroísmo badalado e ansiado por aqueles que desejavam ver o ser humano valorizado perante a adversidade. As constantes viagens que encetou, para além das experiências na primeira pessoa em conflitos bélicos, levaram-no a reforçar essa necessidade de exultar a força de caráter e de perseverança do homem. Grandes marcos da literatura do século XX derivam desse autor, que muito privou com outros literatos, mas que se firmou na sua experiência singular.






  

“EU AINDA preciso de mais descanso saudável para trabalhar no meu máximo. Minha saúde é meu capital principal e eu tenho e quero administrá-la inteligentemente.”





TUDO o que você deve fazer é escrever uma frase verdadeira. Escreva a frase mais verdadeira que você conheça.”





"O MEU objetivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira."



(FOTO: U.S. NATIONAL ARCHIVES AND RECORDS ADMINISTRATION)




HÁ algumas coisas que não se pode aprender rapidamente, e o tempo, que é só o de que dispomos, cobra um preço alto pela aquisição delas. São as coisas mais simples do mundo, e porque leva a vida inteira de um homem para conhecê-las, a pequena novidade que cada homem extrai da vida custa muito caro e é a única herança que ele poderá deixar.”





NÃO há nada nobre em ser superior ao seu semelhante. A verdadeira nobreza é ser superior ao seu antigo eu.” 





“DE TODOS os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”



Ernest Hemingway e seu filho Gregory. Sun Valley, Idaho, out. 1941





“A SABEDORIA dos velhos é um grande engano. Eles não se tornam mais sábios, mas sim mais prudentes.”





“VELHO. É o que sou. Quero tudo e nada quero. Posso? Permites-me tal ousadia? Subir a mais alta montanha, conhecer o algures e o nenhures; tocar o fundo de todos os mares e deitar-me com as estrelas e correr como o vento.”






  

“CONHECER um homem e conhecer o que tem dentro da cabeça são assuntos diferentes.”





“A FELICIDADE em pessoas inteligentes, é das coisas mais raras que conheço.”





“AGORA não há tempo para pensar o que você não tem. Pense no que pode fazer com o que tem.”





“A COISA mais dolorosa é perder-se a si mesmo no processo de amar demais alguém, e esquecer-se que também é especial.”






“SÃO necessários dois anos para aprendermos a falar e sessenta para aprendermos a calar.”

  



“MESMO quando estava entre a multidão, estava sempre sozinho.”





"SEI apenas que o que é moral é o que faz depois você se sentir bem e o que é imoral é o que faz você se sentir mal."





"GOSTO de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca ouve."




"O SEGREDO da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade."





ALGUMAS vezes um homem inteligente é forçado a ficar bêbado para passar um tempo com os burros.”





NINGUÉM gosta de ser metido a besta ou a moralista. Eu também não gosto. No entanto, já não era a mesma coisa, nem em meu coração, nem em meu espírito. Quando uma antiga amizade não se refaz por completo, é na cabeça que a gente sente mais. Mas de que servem estas palavras? A coisa toda era muito mais complicada do que eu pude imaginar e jamais conseguirei explicá-la direito.”





“EU AMO dormir. Minha vida tem a tendência de desmoronar quando estou acordado, sabe?”



***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.