sexta-feira, 25 de maio de 2018

Confúcio, viveu entre 551 e 479 a.C.


O mais famoso filósofo e pensador político da China. A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade.




Lê-se em https://mundoestranho.abril.com.br/historia/quem-foi-confucio/ que,  na adolescência, Confúcio já chamava a atenção como estudante exemplar. Depois, seguiu uma brilhante carreira de professor, demonstrando grande conhecimento nas mais variadas áreas, de história e aritmética a poesia, música e caligrafia. Infelizmente, o filósofo não deixou nenhuma obra escrita, mas seus discípulos coletaram pequenos provérbios do mestre, além de diálogos com ele, e os reuniram em um texto intitulado ‘Lun yü, ‘Os analectos’.


“De qualquer forma, a herança que o filósofo deixou para o mundo oriental vai muito além disso. ‘O confucionismo é a base da ética empresarial japonesa. Também em alguns dos chamados Tigres Asiáticos, como Coreia do Sul e Cingapura, ele é promovido como sistema filosófico a encorajar o desenvolvimento econômico’, afirma o historiador Ricardo Gonçalves, da USP. Isso porque os pensamentos de Confúcio pregavam, por exemplo, a importância da educação para melhorar a sociedade, com destaque à construção do caráter e não apenas ao acúmulo de conhecimentos. Ele também criou programas de treinamento para líderes em potencial. ‘Seu objetivo era formar homens perfeitos, que, tornando-se membros da burocracia estatal, ajudassem a construir o estado ideal’, revela o historiador.”

Algumas pessoas consideram o confucionismo uma religião. O mestre chinês realmente pregava certos rituais em homenagem a ancestrais, mas seus ensinamentos representam muito mais um sistema de ética e política que uma religião, como deixa claro uma de suas máximas:

Se nem consegues te relacionares corretamente com os vivos, por que te preocupas com o culto aos espíritos?’        
   



“Os ensinamentos de Confúcio estão reunidos em 'Os analectos', trabalho de compilação realizado por seus discípulos. O grande pensador chinês, mais do que uma filosofia, criou uma diferenciada visão de vida, na qual o ponto central é o homem moralmente ideal. Os vinte livros que compõem ‘Os analectos’ reúnem um conjunto de elevados valores éticos que conduzem o homem na busca da excelência moral, a partir do cultivo de princípios como benevolência, sabedoria e coragem.

Confúcio teve ainda em vida a reputação de sábio. Embora fosse de descendência nobre, nasceu em circunstâncias bastante humildes no reino de Lu, na atual província de Shantung. Após um afastamento de dez anos, retornou à cidade natal, onde passou o resto da vida ensinando a um grupo de talentosos e devotados discípulos sobre o conceito central de sua vida, o ‘chün tzu’. Um homem cujo caráter contém a virtude da benevolência e cujos atos estão de acordo com os ritos e a retidão. A edição se baseia na tradução do chinês para o inglês por D. C. Lau, que, juntamente com um grupo de especialistas, reuniu e analisou os ensinamentos de Confúcio.”




“A ESSÊNCIA do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.”


SE não sabes, aprende; se já sabes, ensina.”



O SABER é saber que nada se sabe. Esta é a definição do verdadeiro conhecimento.”



“NÃO há como abrir um livro
sem aprender alguma coisa.”



CONHECIMENTO real é saber a extensão da própria ignorância.”



O MESTRE disse: Não quero nada com quem não se pergunta: como fazer, como fazer...?”



“ESCOLHE um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”



TRANSPORTAI um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.”




“EXIGE muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.”


O MESTRE disse: Não é grave se os homens não te conhecem, grave é se tu não os conheces.”


“É INÚTIL buscar conselhos daqueles que seguem caminhos diferentes.”






“DE nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.”



“SOMENTE os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.”



“É PRECISO que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa.”



“PARA onde quer que fores, vai todo, leva junto teu coração.”



CONTE-ME e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo.”



AQUELE que reprime os ímpetos da cólera estará a coberto de qualquer perigo. É conveniente saber sufocar, ou ao menos moderar, a cólera, o temor, a tristeza, a alegria, e outras agitações profundas que podem alterar a retidão da alma.”




“DEVIDO ao homem ter tendência para ser parcial para com aqueles a quem ama, injusto para com aqueles a quem odeia, servil para com os seus superiores, arrogante para com os seus inferiores, cruel ou indulgente para com os que estão na miséria ou na desgraça, é que se torna tão difícil encontrar alguém capaz de exercer um julgamento perfeito sobre as qualidades dos outros.”




“QUALQUER um pode julgar um crime tão bem quanto eu, mas o que eu quero é corrigir os motivos que levaram esse crime a ser cometido.”



“SER ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso.”



“ME perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver.”



QUEM de manhã compreendeu os ensinamentos da sabedoria, à noite pode morrer contente.”




“O CORAÇÃO do sábio, tal como o espelho, deve a tudo refletir, sem todavia macular-se.”


PARA quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro...”     


***

Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.