sábado, 31 de março de 2018

Stephen Hawking, 1942-2018


Físico teórico e cosmólogo britânico; um dos mais consagrados cientistas da atualidade.




Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu na mesma data do nascimento de Albert Einstein, 14 de março de 1879.
Ele é tão representativo quando o assunto é Ciência, que a sua própria vida é a prova disso. Tornou-se um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do Universo.
Diagnosticado aos 21 anos como portador de uma forma degenerativa da esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa, Hawking recebeu uma triste expectativa médica: teria apenas mais dois anos de vida. Entretanto, foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos ao seu estado de saúde.


 ***

“MAIS do que um cientista, Stephen Hawking foi um pensador. E, como muitos grandes pensadores, Hawking tinha gosto por provocações, ironias e paradoxos.
Embora ele não elabore muito mais sua provocação, ele se queixa de que a filosofia deixou de acompanhar os desenvolvimentos da ciência, em especial os da física. Até o século 18, era difícil distinguir filósofos de cientistas, mas, à medida que as ciências foram ficando cada vez mais especializadas (e mais matematizadas), os filósofos foram perdendo o pé.
E, obviamente, há um empobrecimento da reflexão quando a ciência e a filosofia já não conversam nem alimentam uma à outra. Para ter uma ideia do que se perde, imagine o que não teriam feito um Aristóteles, um Hume ou um Kant, se tivessem acesso ao conhecimento científico hoje disponível.”

(Hélio Schwartsman, ‘O filósofo Stephen Hawking’, Folha de S.Paulo)




“O NOME de Stephen Hawking ficará eternamente gravado por sua enorme contribuição à ciência. Seu livro ‘Uma Breve História do Tempo’ é de enorme importância para a divulgação científica. Seus ensinamentos são uma luz, que seguirá brilhando no Universo.”
(Luiz Roberto da Costa Jr., Campinas (SP), Folha de S.Paulo, Painel do Leitor, 15/3/2018)



 “O QUE nos faz únicos é transcender nossos limites.”


“NÓS somos humanos, e nossa natureza é voar.”


A MATEMÁTICA é a única linguagem que temos em comum com a natureza.


 “NÃO IMPORTA quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar. Enquanto há vida, há esperança.”


“[CONSELHOS para os meus três filhos] Um, lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para seus pés. Dois, nunca desista do trabalho. Trabalho dá significado e propósito, e a vida está vazia sem eles. Três, se você tiver sorte o suficiente para encontrar o amor, não o deixe ir embora.”


“EU NÃO sou religioso no sentido normal. Eu acredito que o Universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido decretadas por Deus, mas Deus não intervém para quebrar as leis.


“SE VOCÊ tem uma deficiência provavelmente não é sua culpa, mas ficar culpando o mundo ou esperar dó de alguém não vai te ajudar em nada. Você deve manter um pensamento positivo e aproveitar o máximo de cada situação. Se você tem um problema físico, não pode se permitir ter um problema psicológico também.”


“AS GRANDES conquistas da humanidade foram obtidas conversando, e as grandes falhas pela falta de diálogo.”


“VOCÊ TEM que ter uma atitude positiva e tirar o melhor da situação na qual se encontra.”


“NÓS SOMOS apenas uma espécie avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela mediana. Mas nós conseguimos entender o Universo. E isso nos torna muito especiais.”




“PESSOAS que se vangloriam de seus Q.I.s são perdedoras.”
 “PESSOAS quietas têm as mentes mais barulhentas.”
 “É UMA perda de tempo ficar irritado com a minha deficiência. As pessoas não vão ter tempo para você se você está sempre irritado ou reclamando.”
 “DA PRÓXIMA vez que alguém reclamar que você cometeu um erro, diga a essa pessoa que talvez isso seja uma boa coisa, porque sem imperfeição nem você nem eu existiríamos.”
 “DURANTE milhões de anos, a humanidade viveu exatamente como os animais. Então aconteceu alguma coisa que desencadeou o poder da nossa imaginação. Nós aprendemos a falar e aprendemos a ouvir.”
 “MINHAS expectativas foram reduzidas a zero quando eu tinha 21. Tudo, desde então, tem sido um bônus.”
 “APESAR de eu não poder me movimentar e ter que falar através de um computador, em minha mente sou livre.”
 “TODA a história da Ciência tem sido a percepção gradual de que eventos não acontecem de uma maneira arbitrária, mas que refletem uma ordem básica, que pode ou não ser divinamente inspirada.”
***

Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.