sábado, 31 de março de 2018

Sören Kierkegaard




O dinamarquês Sören Kierkegaard foi um dos maiores pensadores de todos os tempos. Um dos primeiros filósofos a se colocar contra a secular tradição platônica de um mundo das ideias como modelo para o humano. Kierkegaard criticava a regra geral platônica e afirmava não desejar ser apaziguado em suas contradições de vida.



Foi um pensador muito intenso e profundo. Sua obra versa sobre como cada pessoa deve viver, focando sobre a realidade humana concreta em relação ao pensamento abstrato, dando ênfase à importância da escolha e do compromisso pessoal. Suas obras lidam também com problemas religiosos, a fé e a ética cristã e teológica. A obra de Kierkegaard caracteriza o existencialismo cristão, em oposição ao existencialismo de Jean-Paul Sartre ou ao proto-existencialismo de Friedrich Nietzsche, ambos derivados de uma base ateística.
  

“SÓ QUEM já se modificou pode mudar os outros.”


“DEVE-SE viver a vida olhando para frente, mas só se pode entendê-la olhando para trás.”

“A PORTA da felicidade abre só para o interior; quem a força em sentido contrário acaba por fechá-la ainda mais.”

“Que o caminhante que se dirige para o seu longínquo destino não se apresse no começo, mas, de cada vez que cai a noite, pacientemente descanse para poder continuar o caminho no dia seguinte; que aquele que carrega um pesado fardo não se esgote excessivamente no começo, mas, de vez em quando, deponha o fardo no chão, sentando-se ele mesmo ao seu lado, a fim de ganhar novas forças para o carregar; que aquele que trabalha pacientemente o seu campo espere pela chuva tardia e pela temporã até chegar a colheita. (...) Que o caminhante adquira a sua alma na paciência...”
(temporã: que ocorre antes do tempo programado.)


 “A ANGÚSTIA é a possibilidade da liberdade. É o medo dessa possibilidade. A angústia é o puro sentimento do possível. Se houver coragem de ir mais além, se constatará que a então realidade será muito mais leve do que era a possibilidade. E o grande salto será o mais difícil, será cair nas mãos de Deus, será a coragem.”

“A ANSIEDADE é a vertigem da liberdade.”

“A DECEPÇÃO mais comum é não escolhermos ou não podermos ser nós próprios, mas a forma mais profunda de decepção é escolhermos ser outro antes de nós próprios.”

“A FUNÇÃO da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora.”

“A INVEJA é a admiração sem a esperança.”

“OUSAR é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se definitivamente.”


***




Observação:



AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.