sábado, 31 de março de 2018

Steve Jobs, 1955-2011


Empresário norte-americano, fundou a Apple. Criou o ‘Macintosh’, o ‘iPod’, o ‘iPhone’ e o ‘iPad’. A Apple revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.




 
“TROCARIA toda minha tecnologia por uma tarde com Sócrates.”

“COMPUTADORES são como bicicletas para nossas mentes.”

“BASICAMENTE você assiste TV pra desligar seu cérebro, e usa o computador quando você o quer de volta!”


 “NÃO DEIXE o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.”


“SE HOJE fosse o último dia de minha vida, queria fazer o que vou fazer hoje? E se a resposta fosse ‘Não’ muitos dias seguidos, sabia que precisava mudar algo.”


“ALGUMAS pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”


 “CADA sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.”


“SER O MAIS rico do cemitério não é o que mais importa para mim… Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande. Isso é o que mais importa para mim.”


“PARA SE ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.”




“CONCENTRE-SE naquilo que você é bom, delegue todo o resto.”


“SEU TRABALHO vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.”


“SEJA um padrão de qualidade. As pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde o melhor é o esperado.”


“SE VOCÊ faz algo de bom e tudo dá certo, acho que é hora de pensar em outra coisa e tentar adivinhar o que vem pela frente.”


“ESTE TEM sido um de meus mantras - foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil do que o complexo: é preciso trabalhar duro para limpar seus pensamentos de forma a torná-los simples. Mas no final vale a pena, porque, quando chegamos lá, podemos mover montanhas.”


“PARECE que você está apenas à procura de alguém para ficar zangado em vez de si próprio.”


“A MAIOR invenção do mundo não é a minha tecnologia! É a morte! Pois através dela, o velho sempre dará lugar para o novo!”


“NASCEMOS, vivemos por um momento breve e morremos. Tem sido assim há muito tempo. A tecnologia não está mudando muito este cenário.”


“NINGUÉM quer morrer. Mesmo as pessoas que querem chegar ao Paraíso não querem morrer para estar lá. Mas, apesar disso, a morte é um destino de todos nós. Ninguém nunca escapou. E deve ser assim, porque a morte é provavelmente a maior invenção da vida. É o agente de transformação da vida. Ela elimina os antigos e abre caminho para os novos.”


“QUANDO você faz em fração de segundo o que os outros levariam horas para fazer, tudo parece mágica.”


“PARA mim, não há nada mais importante no futuro que o desenho. É a alma de tudo o que é criado pelo homem.”


 “NÃO PENSO muito em legado para as próximas gerações. Penso apenas em acordar de manhã e trabalhar com pessoas brilhantes para criar coisas que, espero, sejam tão apreciadas por outras pessoas como são apreciadas por nós.”


“EU VALIA pouco mais que um milhão de dólares quando tinha 23 anos e mais de 100 milhões de dólares quando tinha 25, e nada disso era muito importante, porque nunca fiz as coisas pelo dinheiro.”



(Desapegado do dinheiro, andava frequentemente com jeans e camisa preta.)


“VOCÊ não consegue ligar os pontos olhando para frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for. Esta abordagem nunca me desapontou, e fez toda diferença na minha vida.”


“NO VOCABULÁRIO da maioria das pessoas, design significa aparência. É decoração de interiores. É o tecido de cortinas, do sofá. Mas para mim, nada poderia estar tão longe do significado de design. Design é a alma fundamental de uma criação humana, que acaba se expressando em camadas externas sucessivas do produto ou serviço.”


“VOCÊ tem de agir. E você tem que estar disposto a fracassar... se você tem medo de fracassar, não irá muito longe.”


“VOCÊ quer passar o resto da vida vendendo água com açúcar ou quer ter uma chance de mudar o mundo?”


“SE VOCÊ quiser viver sua vida de maneira criativa, como artista, não pode olhar muito para trás. Precisa estar disposto a pegar tudo o que fez e quem foi e jogar fora.”


“ÀS VEZES a vida te acerta na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me manteve no caminho foi amar o que eu fazia. Você precisa encontrar aquilo que ama.”


“MANTENHA-SE faminto por coisas novas, mantenha-se certo de sua ignorância. Continue ávido por aprender, continue ingênuo e humilde para procurar. Tenha fome de vida, sede de descobrir. ‘Stay hungry, stay foolish’, ‘Continue faminto, continue tolo’.”


“SEU TEMPO é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa... Não deixe o ruído das opiniões alheias abafar sua voz interior. E, mais importante, tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem, de alguma forma, no que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.”


“MEU trabalho não é o de pegar leve com as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores.”


“ESTAMOS aqui para fazer alguma diferença no universo, se não, porque estar aqui?”


“NÃO TEM sentido contratar pessoas inteligentes, e depois lhes dizer o que devem ou não fazer!”


“NINGUÉM sabe onde está se metendo quando casa.”


“TUDO SE resume a tentar se expor às melhores coisas que os seres humanos fizeram e, depois, tentar trazer essas coisas para o que você está fazendo.”


“VOCÊ tocando é o melhor argumento que já ouvi para a existência de Deus, porque realmente não acredito que um ser humano possa fazer isso sozinho.”
(sobre Yo-Yo Ma, que tocaria no seu funeral)



 “INOVAÇÃO distingue entre um líder e um seguidor.”


 “SE VOCÊ não é apaixonado pelo que faz, deveria tentar fazer outra coisa.”


 “ÀS VEZES a vida te acerta na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me manteve no caminho foi amar o que eu fazia. Você precisa encontrar aquilo que ama.”


“NINGUÉM sabe onde está se metendo quando casa.”


***





Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.