sexta-feira, 13 de setembro de 2013

MÍDIA: CAPAZ DE EDUCAR TAMBÉM

Temos toda a informação do mundo, mas a crise que enfrentamos mostra que não temos tanto conhecimento


LÊ-SE DIARIAMENTE o jornal para ficar bem informado, ou por simples curiosidade. O leitor comum explora bastante o noticiário, mostrando-se sempre atualizado, gostando de discutir com amigos os destaques jornalísticos. É claro que, por conta da natural divergência de opiniões, não raramente discussões geram desentendimentos, na maioria das vezes passageiros, por conta de cada um querer fazer valer seu ponto de vista.

Então, eu pergunto: O que alguns cidadãos comuns bem informados, e também diariamente revoltados com o que as manchetes divulgam, acrescentam de produtivo à comunidade, ao País e ao planeta? Pergunto se esses indivíduos estão engajados em alguma ação social desvinculada do interesse pessoal.

Criticar sempre é mais fácil (e inútil, na maioria das vezes). E a mídia se esforça para alimentar a revolta do leitor. Não lhe interessa destinar algum espaço, estratégico e frequente, para educar e levar o leitor ao autoconhecimento. Porque não se trata apenas de o leitor criticar e se revoltar, mas de aprender a construir argumentos sensatos e convincentes e mostrar o que faz desinteressada e efetivamente por um mundo melhor. Para mudar o mundo é preciso mudar a mentalidade. Não adianta se revoltar, e com pouco ou nada contribuir. Melhor então se calar e se informar, reunindo argumentos sensatos para, por exemplo, escolher um bom candidato para as próximas eleições. 

Cada um de nós deve ser capaz de observar a si mesmo, de refletir e descobrir um propósito elevado. E, corrigindo desvios, servir de modelo, influenciando a comunidade com as quais convivemos, especialmente a partir da reavaliação de nossas crenças e comportamentos. Pois, ao modificá-los, podemos modificar o mundo. O autoconhecimento, obtido pelo exercício da reflexão, permite-nos rever e modificar nosso padrão de desempenho humano.

Visando plasmar bons comportamentos, a televisão, por exemplo, poderia introduzir em suas novelas personagens capazes de influenciar positivamente o telespectador, fugindo ao meramente caricato, ou insano, ou desleal. Imagino, por exemplo, um personagem morador de rua, representado de tal forma que ajudasse o telespectador a mudar as crenças negativas, os preconceitos contra essas pessoas. Mas o telespectador, por sua vez, infelizmente, prefere deixar-se entreter apenas por programas de má qualidade, amortecendo a sua participação na realidade.

E o que dizer do sermão objetivo de um padre? Livre das repetitivas citações eclesiásticas, ele bem que poderia influenciar positivamente um grande número de pessoas, não? Porém, por experiência própria ao longo dos anos em que frequentei a Igreja, eu não sinto que a retórica comum dos padres ainda seja comumente capaz de mudar efetivamente para melhor o comportamento da maioria dos fiéis.

Lendo “Educação do homem integral”, escrito por Huberto Rohden (1893/1981), renomado filósofo, educador e teólogo catarinense radicado em São Paulo, assinalei: “Nos tempos modernos acresce a facilidade de difusão pela rádio-televisão, que dispensa o telespectador de pensar – basta ver, ouvir e sentir. E não é somente a educação, mas até a instrução, sofrem o impacto dispersivo desses programas de televisão. A ciência e técnica progridem a passos de gigante, ao passo que a moral e a ética continuam estagnando ou até retrogradando. Felizmente nos últimos anos se observa, ao menos numa elite da humanidade, um interesse crescente por uma literatura mais sadia e mais condizente com os valores humanitários do que com os instintos inferiores do homem.”

Segundo Rohden, o educador e o educando de hoje têm de nadar contra a corrente. Mas o pouco que alguém consegue contra a corrente vale mais que o muito dos outros que vão à mercê da corrente. As coisas fáceis são dos covardes – as coisas difíceis são para os heróis.

“Mas, se nem o governo nem as igrejas estão em condições de iniciar esses novos rumos para a educação, devem pessoas, isoladamente ou em grupos sem preconceitos, realizar essa educação verdadeira. Ser cosmicamente humano é a suprema aspiração da verdadeira educação, cuja base é a autorrealização, transbordamento espontâneo do autoconhecimento”, complementa o filósofo.

“Minha força suprema! Como as pessoas perdem tempo na vida!”, imaginava o filósofo Rohden.


JORNALISMO CULTURAL


Ademir Assunção, autor de “Faróis no caos”, critica o modelo atual de jornalismo cultural e a forma de cobertura da imprensa, que classifica como cada vez mais refém da indústria das celebridades. Entrevistado por Douglas Gavras, “Livro reflete sobre cultura e jornalismo” (Folha de S.Paulo, Ilustrada, 28/8/2012), Ademir diz que o jornalismo às vezes se preocupa apenas em vender discos, shows e ideologias, e não ideias, contar histórias e transmitir conhecimento. Para ele, é preciso que o repórter retome seu papel de ir à rua em busca de personalidades “com algo a dizer”.

Tudo o que Ademir escreveu em “Faróis no caos” foi feito nos tempos da Redação, com a pressão diária. “É possível, sim, fazer um jornalismo diferente, é só querer”, revela.


Alguns jornalistas poderão dizer que existem veículos focados nas mais diferentes áreas do conhecimento. Ocorre que o grande público não tem acesso ou não se interessa pelo jornalismo cultural. Por isso, o item “educação e reflexão positiva” do leitor tem de estar sim embutido em manchetes diárias. O jornal “Folha de S.Paulo” tem experiências neste sentido, principalmente em alguns domingos, talvez pela ausência de assuntos mais polêmicos, não importa. Importa o destaque em primeira página que esse veículo dá a um assunto capaz de sensibilizar positivamente o leitor.


EXCESSO DE INFORMAÇÃO


“Todos nós sentimos, de alguma forma, que estamos num período de grandes transformações, tanto internamente quanto no mundo que nos cerca. Há grandes avanços tecnológicos, mudanças climáticas e velocidade espantosa na transmissão de informações, mas a humanidade se apresenta cada vez mais angustiada, ansiosa, com uma incidência de doenças crônicas e psicológicas sem precedentes”, citam Bruce H. Lipton (autoridade internacionalmente reconhecida por seu trabalho, que reúne ciência e espiritualidade, e especialista em biologia celular) e Steve Bhaerman (cientista político) em sua obra “Evolução espontânea”. Nos últimos sete anos, eles sentiram a necessidade cada vez maior de escrever o que aprenderam e publicar um livro.

De acordo com essa obra, a humanidade está cada vez mais conectada. “A demonstração óbvia é o advento da Internet, que nos permite enviar e receber mensagens de qualquer parte do mundo com a velocidade da luz. Essa forma de comunicação transformou o planeta em uma aldeia. Tudo está relacionado e emaranhado. Parece que a ciência escalou a montanha inteira do conhecimento só para encontrar Buda sentado no topo”.

Aliando o conhecimento científico de Bruce e o conhecimento de ciências políticas de Steve, os autores notam que as descobertas da ciência moderna e os antigos ensinamentos dos grandes líderes espirituais convergem para  um mesmo ponto: este é um mundo de relacionamentos. “Ninguém consegue ficar de fora. Estamos todos implicados nisso. E, claro, compreendemos que os velhos padrões de pensamento e de visão de mundo não podem mais nos ajudar a caminhar. Nossa sobrevivência está em jogo. Precisamos urgentemente de um novo paradigma.”

Para esses escritores, doses maciças de informação não nos tornam mais sábios. “Para não manter o foco na crise em que vivemos, somos convenientemente encorajados a viver distraídos entre informações e vícios diversos, que nos tornam passivos e preocupados com detalhes insignificantes. Mas a realidade não deixa de existir. Todos os acontecimentos no mundo aparentemente se encaminham a uma inexorável crise de proporções incalculáveis. Quem tem filhos e netos começa a se preocupar com o tipo de mundo que deixará para eles.”

E mais, igualmente importante: “A humanidade moderna se orgulha de seu conhecimento sobre o Universo e sobre a vida. Somos a geração mais bem ‘educada’ (grifo meu, Tom Simões) e informada da história. Realmente, sabemos muito. Mas o que fazemos com toda essa informação? Temos toda a informação do mundo, mas a crise que enfrentamos mostra que não temos tanto conhecimento. O problema não é a informação em si, mas a maneira como a interpretamos”, revelam os autores.

Enfim, copiando Bruce e Steve: estimados leitores, se eu puder ajudá-los a se tornarem mais conscientes sobre a vida, é sinal que há esperança para o mundo. Os mais jovens herdarão este mundo, e espero, com estas minhas reflexões, estar contribuindo para torná-lo um lugar melhor.


___________
* Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, especializado em jornalismo científico, Santos (São Paulo, Brasil)

* Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, são poucos blogs ou sites jornalísticos que se posicionam de tal maneira. Como aluna de terceiro ano do ensino médio e em ano de vestibular, vejo em suas postagens um pacote de informações que valem ouro, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. "Não adianta você saber um monte de coisas, ser informado na superficialidade midiática sem uma compreensão do mundo. Você só reproduz, não consegue mais produzir. [...] A literatura passou a ser pautada pelo gosto da média. Mas literatura é reflexão, não só produto de consumo, não só contar uma história. Tem um elemento de rebeldia, de criação. Minha literatura sempre teve uma coisa de briga, de ser do contra, mas também sempre tive a ambição natural de querer ser lido." Bernardo Carvalho, 53, escritor, autor de "Reprodução", Cia. das Letras (entrevista: Raquel Cozer, Folha de S.Paulo, Ilustrada, 21/9/2013)

    ResponderExcluir
  3. “GENIAL a crônica “Me dê motivos”, de Antonio Prata (‘Cotidiano’, 29/9/2013). Assim como as reportagens sobre o cão Beethoven e o sabiá laranjeira, esses textos oxigenam o jornal, tão carregado com mensalão e corrupção, trazendo-nos de novo ao cotidiano das pessoas normais e honestas.”

    Celso M. Guerra (Araras, SP), Folha de S. Paulo, Painel do Leitor, 30/9/2013

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.