terça-feira, 13 de janeiro de 2009

“O Guardião de Memórias”

Para quem deseja acertar na escolha de um bom livro, "O Guardião de Memórias" é uma preciosidade. Uma sugestão inclusive para presentear alguém que tem o hábito da leitura. Ganhei-o no Natal, além de mais cinco livros. A família e os amigos já sabem que é um presente que sempre me agrada.

Trata-se de um comovente romance, de autoria de Kim Edwards, sobre o poder avassalador de nossos atos e escolhas. O livro é destaque no "New York Times", na lista de mais vendidos.



Eu o li em poucos dias, envolvido pela emoção, da primeira à última de suas 360 páginas, do drama do doutor David Henry.

Norah, sua esposa, dá à luz duas crianças: Paul, um menino saudável, e Phoebe, portadora da síndrome de Down. Obrigado a fazer o parto, David lembra-se da complicada infância ao lado da irmã com a mesma doença. Desejando poupar a esposa e a si mesmo desse sofrimento, entrega a menina para adoção, alegando que ela não sobreviveu.

O que significa alguém se sentir especial por saber uma coisa que ninguém mais sabe? Saber um segredo é uma espécie de poder, ou não?

Conforme a sinopse do livro, o preço da decisão de David é alto demais, não havendo chance de ele aliviar a sua amargura. Pouco a pouco, a culpa corrói o núcleo de sua família e, durante os 25 anos seguintes, cada qual vai se fechando em torno de suas próprias angústias.

Segundo o ‘Library Journal’, "Kim Edwards, uma romancista estreante, escreveu um livro de cortar o coração, alternadamente luminoso e sombrio, literário e cheio de suspense".

... "A sua tarefa é encontrar seu caminho no mundo. Usar todos os seus talentos. E não pode ser tudo para você. Você tem que retribuir com alguma coisa. É por isso que eu faço aquele trabalho na clínica." (trecho da obra)

Não deixem de ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.